As fortes chuvas que atingem a Bahia e algumas outras áreas do Brasil têm causado prejuízos e muitos transtornos. De acordo com o governo baiano, 94.600 pessoas foram afetadas pelas recentes enchentes e quase 600 estão desabrigadas. Algumas cidades do sul e sudeste do estado foram afetadas, mas a chuva também chegou ao oeste da Bahia, região que concentra grande parte da produção agrícola estadual.
+ Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária chega a 13ª edição
Segundo a avaliação do núcleo de infraestrutura da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), as estradas vicinais e rodovias utilizadas para transporte de insumos e trânsito de veículos pequenos e caminhões não foram afetadas de forma permanente até o momento. Alguns pontos de alagamentos, no entanto, foram registrados durante o mês passado.
A estação meteorológica da Aiba registrou um acumulado de 500 milímetros em novembro, o dobro previsto para o período. Apesar de tanta chuva, os produtores rurais baianos estão tranquilos. Além disso, a safra segue o plano previsto, como garante o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho da Bahia (Aprosoja-BA), Leandro Kohn.
Segundo o representante da entidade, a atenção do agricultor, agora, deve estar voltada não para a quantidade de sacas colhidas, que deve se manter na média do estado de 67 por hectare, mas na rentabilidade da produção e no mercado que espera por ela.
Bahia: vem mais chuva por aí
Mais chuva é esperada para os próximos dias na região. De acordo com o engenheiro agrônomo Eduardo Ferreira, no aspecto fitossanitário, as lavouras podem demandar mais atenção no manejo. “Podemos optar pelo parcelamento da adubação para compensar a perda de nutrientes causada pelo excesso de chuvas.”
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural