Sophia @princesinhamt
Notícias

Escolas Estaduais Tiradentes formam 420 alunos na Região Metropolitana

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

Alunos das Escolas Estaduais Militares Tiradentes, de Cuiabá e Várzea Grande, participaram da solenidade de formatura, alusiva ao encerramento do letivo de 2022, na noite desta quarta-feira (07.12). A cerimônia foi realizada no do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso e reuniu pais, professores, coordenadores e diretores das unidades escolares.

Na solenidade, foram entregues 180 certificados de conclusão do Ensino Médio para 120 alunos de Cuiabá e 60 de Várzea Grande, e para 240 alunos do Ensino Fundamental, sendo 120 de Cuiabá e 120 de Várzea Grande, que também passaram pela troca de fiel – cordão distintivo fixado ao uniforme, que diferencia o ciclo do aluno – ingressando ao Ensino Médio da instituição.

2024 word3

Um dos formandos do terceiro ano do Ensino Médio foi Murilo Vieira Rocha, de 18 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá. O estudante ingressou na instituição em 2017 e afirma que vai levar para sempre a experiência e os ensinamentos adquiridos durante os seis anos em que foi aluno militar.

“Com certeza essa experiência vai me trazer muito mais preparo para cursar uma faculdade de excelência e o mercado de trabalho. Me sinto uma pessoa muito grata por ter passado pela escola, foram seis anos de muitos ensinamentos, disciplina e experiência de vida adquirida com os militares e professores, que nunca abandonam seus alunos. Conhecer a disciplina militar foi um sonho e hoje estou muito feliz de estar me formando aqui”, afirma o aluno.

A cerimônia de formatura foi presidida pela coronel Francyanne Siqueira Chaves, comandante-geral adjunta da PMMT. A coronel, que também é uma ex-aluna da Escola Tiradentes, afirmou estar muito honrada em presenciar mais uma solenidade de formatura e ressaltou a importância do ensino e disciplina das escolas estaduais militares com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Educação.

“Há mais ou menos 30 anos eu vivi essa emoção e experiência, e afirmo para vocês que vale muito a pena estudar na Escola Tiradentes. Aos formandos, eu digo: dediquem-se e busquem seus objetivos, pois vocês todos são capazes de serem os profissionais que almejam, em qualquer carreira que desejem. À Polícia Militar fica muito honrada em oferecer esta formatura e acredito que hoje entregamos para a sociedade cidadãos capacitados e com bons valores, que receberam nesta grandiosa formação”, destaca a comandante-geral adjunta.

2024 word3

O diretor da Escola Estadual Tiradentes de Cuiabá, coronel da reserva remunerada Zacarias Conceição Vitalino fez a leitura da ordem do dia e, em sua fala, ressaltou as ões e valores exercidos dentro do ambiente escolar militar.
 

“A disciplina e hierarquia são parceiras fundamentais no processo da educação do nosso corpo discente, onde os mesmos aprendem a lidar com as situações de modo diferenciado e explorando suas habilidades e competências nas esferas escolar e social. Reforçamos nosso compromisso com a sociedade mato-grossense em formarmos jovens, incentivando-os ao protagonismo da sua própria história, contribuindo com a científica de forma positiva”, afirmou o diretor, coronel Vitalino.

A cerimônia de formatura contou com a entrada das madrinhas e padrinhos, que entregaram os certificados de conclusão aos alunos. Os formandos do Ensino Médio ainda realizaram o juramento e fizeram o último desfile de tropas, se despedindo do ambiente escolar.

Também estiveram presentes no evento o coronel Wilker Soares Sodré, subchefe de Estado Maior-Geral da PMMT, coronel Daniel Lipi Alvarenga, comandante da Direção de Gestão de Pessoas da PMMT, coronel da reserva remunerada Edivaldo Souza de Oliveira, diretor da Escola Estadual Militar Tiradentes de Várzea Grande, entre outras autoridades militares e civis.

2024 word3

Fonte: GOV MT

2024 word3

O mundo dos games é o tema deste sexto episódio do podcast “Conecta Jovem”, promovido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso (SECOM-MT). O apresentador Léo Oliveira conversou com o professor e desenvolvedor de Games, Lucas Sardinha, sobre o assunto, tendo em vista a influência dos jogos no desenvolvimento dos jovens.

“Existem inúmeras vantagens dos games na vida do jovem. O Minecraft, por exemplo, é uma ferramenta útil que contribui para a educação de forma divertida. Porém, tudo que é demais faz mal. Os pais precisam ficar alertas para as mudanças comportamentais dos filhos. Jogos têm classificação indicativa e, por isso, é muito importante tomar cuidado com o tempo e a exposição do conteúdo acessado”, avalia Sardinha.

Atualmente, o mercado de games é maior que o do cinema e da música juntos. “É um mercado gigantesco, que movimenta US$ 160 bilhões. Tem espaço para quem consome, para quem cria e para quem quer influenciar pessoas”, ressalta o professor.

O bate papo contou ainda com a participação de Ricardo Moreira, coordenador do EAD Seciteci, e Klauss César, diretor de arte e desenvolvedor de games, que falaram sobre a evolução dos games, gráficos e os torneios de robótica regionais e nacionais que Mato Grosso tem participado.

Acesse a entrevista completa pelos links do Youtube Spotify. 

Fonte: GOV MT

2024 word3

Será aplicada, neste domingo, 11.12, a prova do processo seletivo para o curso de Programador de Sistemas. Participarão 2.194 candidatos. O curso será ofertado gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que prevê a formação de 270 novos profissionais na área de tecnologia.

Os portões serão abertos às 7h30, com fechamento às 8h30. A prova terá duração de 3 (três) horas. Os candidatos deverão comparecer aos locais das provas com antecedência, munidos de caneta esferográfica transparente de cor ou preta e documento oficial original com foto. Os candidatos poderão permanecer com garrafas transparentes (não pode conter rótulo) de água nos locais das provas para uso individual. 

As provas serão realizadas na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, no bairro Carumbé; Escola Estadual Dom Pedro II Presidente Médici, na Avenida Mato Grosso; Escola Estadual Liceu Maria de Arruda Muller, na Avenida Getúlio Vargas; e na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), localizada na Rodovia Hélder Cândia.

Os locais de prova podem ser conferidos pelo candidato na página da SECITECI, no link clique aqui

DO CURSO – O início das aulas está previsto para o dia 06 de fevereiro.  Serão ofertadas 270 vagas gratuitas para formação de profissionais nas linguagens de programação Java, Genexus, Nodejs e React. O curso dará início às atividades do Programa de Formação de Profissionais de Alta Performance, desenvolvido pela Seciteci, para a formação especializada de alto nível, com foco nas chamadas ‘profissões do ’.

Ao final do curso, os 50 alunos com melhor desempenho serão selecionados para atuar como bolsistas na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Com remuneração de R$ 6 mil, a proposta é que os profissionais atuem no atendimento de demandas por soluções tecnológicas nas secretarias e órgãos do Estado. A terá duração de 12 meses.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.