O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou os primeiros nomes que irão compor o primeiro escalão do próximo governo federal. Na manhã desta sexta-feira (9), em Brasília, ele revelou quem serão os futuros titulares das seguintes pastas: Casa Civil, Defesa, Fazenda, Justiça & Segurança Pública e Relações Exteriores.
+ Faesp é contra desmembramento do Ministério da Agricultura
A lista inicial, que não inclui nenhum nome voltado diretamente à Agricultura, conta com dois ex-governadores nordestinos. Ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávia Dino (PSB) assumirá a pasta de Justiça & Segurança Pública. Na reta final de seu segundo mandato no Executivo baiano, Rui Costa (PT) será o novo ministro-chefe da Casa Civil.
Ex-prefeito de São Paulo, candidato à Presidência da República e candidato derrotado ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, o também petista Fernando Haddad voltará a trabalhar na Esplanada dos Ministérios. Mas, diferentemente do que ocorreu de 2005 ao início de 2012, ele não comandará o Ministério da Educação. Agora, conforme já estava sendo comentado nos bastidores do poder, ele foi o escolhido de Lula para comandar a Economia (que, inclusive deve voltar a se chamar Ministério da Fazenda).
Ex-deputado e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro foi anunciado como o próximo ministro da Defesa. Chanceler no fim da era de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, ficando no cargo de janeiro de 2015 a março de 2016, Mauro Vieira voltará a comandar o Itamaraty/Ministério das Relações Exteriores, anunciou o presidente eleito.
E os nomes para a Agricultura, Lula?
Nesta sexta-feira, Lula não confirmou quem terá a responsabilidade de comandar o Ministério da Agricultura. Ele reforçou, contudo, que os nomes dos demais ministros devem ser confirmados após a sua diplomação, que está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (12).
O que Lula, contudo, já sinalizou é que a atual estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá ser reduzida. Isso porque, na semana passada, ele garantiu que recriará o Ministério da Pesca. Além disso, integrantes de sua equipe de transição defenderam publicamente a ideia de se criar o Ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural