Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Tactics Ogre: Reborn traz clássico para novas plataformas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os fãs de RPGs táticos não têm do que reclamar em 2022, um ano que foi recheado de novos games e relançamentos do gênero. Entre eles, se destaca Tactics Ogre: Reborn, versão remasterizada do clássico jogo da Square-Enix para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Trata-se de uma adaptação de Tactics Ogre: Let’s Cling Together, que por sua vez, já era uma remasterização para o saudoso PSP do jogo de Super Nintendo, um derivado de Ogre Battle que estabeleceu o caminho a ser seguido pela produtora japonesa. Sem Tactics Ogre, não existiria Final Fantasy Tactics, por exemplo.

Guerra e disputas políticas com visual fofinho

Tactics Ogre: Reborn tem como pano de fundo as disputas entre os herdeiros de um reino em uma guerra civil que dura anos e só prejudica o povo. No controle do órfão Denam Pavel, sua irmã Catiua e o amigo Vyce, o jogador vai marchar para dar um fim ao conflito. Ou morrer tentando. A história prossegue mesmo que alguns personagens não sobrevivam ao combate!

A trama é bastante complexa e envolvente, e mais madura do que o visual fofinho dos personagens e cenários permite imaginar. Não é a toa: a história é de autoria de Yasumi Matsuno, o mesmo roteirista por trás de Vagrant Story e de Final Fantasy XII. É uma pena que todos os muitos textos não estejam disponíveis em português, algo que incomoda bastante em um jogo lançado no Brasil em 2022.

Os sistemas de batalha por turnos e o mapa isométrico são características marcantes e que influenciaram gerações de jogos de RPG tático. Posicionamento é tão importante quanto o uso inteligente dos poderes e habilidades de até 10 unidades nas longas partidas de Tactics Ogre.

Em Reborn, os veteranos vão notar melhorias no sistema, com novos menus e opções de ‘qualidade de vida’ como aumentar a velocidade dos turnos ou mesmo passar o controle das unidades para a máquina (ótimo recurso para partidas de puro grinding antes dos chefões) e a adição de um novo sistema que permite voltar turnos e desfazer ações que terminaram mal.

Em termos visuais, a remasterização pode decepcionar quem esperava um tratamento de obra prima ao nível do que Tactics Ogre merece, principalmente para quem joga na TV. Na telinha do Switch, deve ser uma versão lindíssima do jogo de PSP, mas na tela grande, jogando no PS5, dá para ver imagens borradas ao suavizar os sprites do original. 

Ainda é um jogo bonito, mas longe do que poderia ter sido. Ao menos os retratos dos personagens foram todos refeitos em alta resolução, com um resultado incrível que valoriza os traços originais.

Considerações

Tactics Ogre: Reborn traz um dos jogos seminais de RPG tático para plataformas atuais.

O design primoroso do original e a escolha de adaptar a excelente versão de PSP para entregar uma aventura capaz de prender a atenção do jogador por dezenas de horas – mas a Square-Enix poderia ter caprichado mais na remasterização.

Tactics Ogre: Reborn está disponível para PC, PS4, PS5 e Switch.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia gentilmente cedida pela Square-Enix.

Fonte: terra.com.br/gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.