Tim Burton, que conquistou uma legião de fãs com seus personagens peculiares e sua estética pop-gótica, deu o que falar em sua mais recente produção, Wandinha. O diretor não só tem recebido elogios, como também esteve à beira do cancelamento nas redes sociais (prática que sua ex-esposa, Helena Bonham Carter, desaprovou e criticou). Vários usuários acusaram a mente por trás de Edward Mãos de Tesoura e A Noiva-Cadáver de ser racista, argumentando que os personagens afrodescendentes da série são representados apenas como vilões.
É o que acontece com Lucas Walker e Bianca Barclay, interpretados por Iman Marson e Joy Sunday. Na trama, ambos são os principais perseguidores de Wandinha (Jenna Ortega), o que, segundo espectadores, perpetua o estereótipo de que pessoas negras são más. Até o momento, Burton não se pronunciou sobre o assunto. Porém, em entrevista ao Deadline, a atriz por quem a polêmica estourou deu seu parecer.
Wandinha: Jenna Ortega previu seu papel na série da Netflix anos atrás; assista ao vídeo
Joy, que recentemente estrelou Cara Gente Branca, uma comédia satírica sobre racismo, admitiu que não sabia nada a respeito das acusações. “Acho que essa conversa e qualquer conversa sobre isso é sempre importante porque todos podemos aprender alguma coisa”, disse.
Ela também convidou o público a dar uma chance à personagem, já que oito episódios não foram suficientes para desenvolvê-la. “Bianca não era uma vilã ou malvada, ela apenas respondia aos estímulos ao seu redor como qualquer um faria”, acrescentou.
Para a atriz, Bianca é alguém forte com um passado complicado, algo que as pessoas têm dificuldade de enxergar. “Quando Bianca entrou na minha vida, sinceramente fiquei muito feliz em interpretá-la, porque, de muitas maneiras, foi uma oportunidade de suavizar e expandir uma personagem como ela”, observou Joy.
A jovem ainda apontou que Burton sempre foi respeitoso: “Ele nos deixou muito à vontade. Ele estava pronto para jogar e era alguém que nos fazia rir no set. Foi uma experiência muito bonita e me sinto muito sortuda. Todos nós nos amamos e cuidamos uns dos outros.”
Apesar de a Netflix ainda não ter confirmado uma 2ª temporada, há uma boa chance de que o elenco se reúna novamente para resolver mais mistérios. Assim, alguns fãs começaram a exigir que os personagens negros tenham outro papel na trama.
Por enquanto, não se sabe se Joy Sunday voltará a encarnar a enigmática sereia após sua saída da Academia Nunca Mais, mas a atriz está segura de que Bianca tem muitas histórias para contar.
Fonte: adorocinema.com