Localizado na orla do Porto da Capital, o Museu chegou a ficar fechado por mais de quatro anos sem receber público e há algum tempo abriga apenas um restaurante particular. Após uma obra de revitalização, que começou em fevereiro de 2021, o chefe da pasta garantiu que o local volta a funcionar na semana que vem.
“A revitalização foi feita com parcerias entre secretarias como a de meio ambiente que nos ajudou muito com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público. A Secretaria de Gestão cuidou da parte de iluminação, tecnologia de informação, telefonia, foi feito por ela”, diz Zito Adrien.
Questionado sobre os valores gastos na revitalização do local, Adrien revela que foram desembolsados R$ 300 mil da pasta, o que, segundo ele, é um valor pequeno, haja vista a escassez de recursos que da secretaria de Turismo, que gira em torno de R$ 5 milhões este ano.
“Não culpo o secretário anterior [pelo orçamento baixo da pasta], mas estávamos na pandemia e o orçamento é feito um ano antes e a prefeitura, dentro da pandemia, continuou dentro do orçamento do ano anterior, tanto é que vamos dobrar o orçamento ano que vem, tanto é que fomos pedindo pra um, pedindo pra outro, pros parceiros”, argumenta o secretário.
O Museu do Rio foi construído em 1899 e tombado pelo governo do estado de Mato Grosso em 1983. Recuperado pela prefeitura de Cuiabá, o imóvel passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá, recebendo o nome de “Hid Alfredo Scaff”.
Após anos fechado, em fevereiro de 2021 o imóvel passou a ser revitalizado e tinha data de entrega no aniversário de 302 da Capital, que aconteceu no dia 8 de abril deste ano, porém, devido a atrasos nas obras, o local será entregue apenas neste mês de novembro.
Fonte: leiagora