O marco do centro geodésico está na praça Pascoal Moreira Cabral, na frente da Câmara Municipal de Cuiabá, a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55”, local determinado como o ponto central da América do Sul por Marechal Cândido Rondon, em 1909, e confirmado pelo Exército Brasileiro, em 1975. A praça era conhecida como Campo D’Ourique.
O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien, se reuniu na semana passada com conhecedores da História e Cultura, a fim de apresentar as primeiras ações. “São ações que podem parecer simples, no entanto, visam a valorização dos visitantes. Serão entregues certificados de visitação como forma de reconhecimento e agradecimento. Esse trabalho será feito em conjunto com a Associação Brasileira de Hotéis (ABH), que fará esse trabalho de encaminhamento dos turistas ao Centro Geodésico.
Estudiosos culturais, como o professor e geógrafo Aníbal Alencastro; o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e arquiteto, José Antônio Lemos; o jornalista e músico Pescuma; e o professor, escritor, pesquisador e publicitário João Carlos Vicente Ferreira se propuseram a pensar novas ideias de valorização do ponto turístico.
Fonte: leiagora