A Oficina de Bonecos de Barbantes Pretos e Arames – é assim que Gilmar Xavier os batizou – é um projeto contemplado edital “Festival Ribuliço”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, com recursos da Lei Aldir Blanc.
No vídeo de 30 minutos, o artesão – ele rejeita o título de artista plástico – conta da própria experiência e como passou a traduzir, no arame, em materiais reaproveitados e tecidos de referência simbólica, um tanto da cultura cuiabana, que absorveu quando aqui chegou (onde foi tão bem acolhido). A oficina também mostra, é claro, o passo-a-passo da produção.
Os bonecos de barbantes pretos e arames também são inspirados nas bonecas Abayomi, bonecas símbolos de resistência, feitas pelas mães africanas com quaisquer tecidos a que tivessem acesso para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – pequenos navios de transporte de negros escravizados.
A videoaula se propõe a homenagear a cultura afro-brasileira e incentivar jovens e adolescentes pretos de baixa renda de Cuiabá a produzir os bonecos e fomentar o mercado de artesanato negro. A iniciativa também convida para o despertar da consciência ecológica, a partir do reuso de materiais.
Gilmar Xavier é enfermeiro de profissão, mas se dedica ao artesanato há mais de 20 anos.
Equipe
Conteúdo e direção: Júlio Tavares
Oficineiro: Gilmar Xavier
Imagens e edição: Netogabiru Calon Arth
Som Direto: Wilson Olmedo Aquino
Arte gráfica e distribuição: Lóris Canhetti
Intérprete Libras: Rayane Thaynara Santos
Transmissão Live: Vinícius Barros
Serviço:
Oficina de Bonecos de Barbantes Pretos com Gilmar Xavier
Disponível no Youtube: Canal Empodera Jaca
Acesso gratuito
Fonte: leiagora