Troigros, reconhecido apresentador do programa da TV Globo Mestre do Sabor, já é veterano na frente das telinhas em programas culinários (inclusive, se reconhece “camera-friendly”). Francês, veio para o Brasil aos 23 anos e, junto com a família, tem uma rede de restaurantes em terras tupiniquins, com propostas diferentes, que variam do intimista à alta gastronomia.
Em entrevista à imprensa local, nesta terça, Claude contou que está em Cuiabá pela terceira vez, mas sempre em passagens curtas, e que deseja vir conhecer esta terra com mais tempo – lembrando, inclusive, do turismo de natureza que há aqui.
Na aula show desta terça, Claude preparou-se para contar um pouco da história da gastronomia, além de preparar um prato diante dos aprendizes, e disse que o segredo é valorizar a matéria-prima regional. “O produto de cada região, para nós [chefs de cozinha], é muito importante. É assim que desenvolvemos nossa arte”, comentou, destacando que essa marca está em seu DNA.
O diferencial do chef, segundo ele próprio, é fazer gastronomia brasileira “dentro de uma técnica francesa”. Ele confessou que desconhece a culinária mato-grossense, mas se dispôs a pesquisar. E, por esse motivo, não se arriscou a fazer um prato regional, já que avalia que, para absorver o regionalismo cuiabano, são necessários meses de convivência e pesquisa, talvez anos.
Novos projetos
Além da nova temporada de Que Marravilha!, que está no ar na GNT, em breve, vai inaugurar no Rio de Janeiro o restaurante Mesa do Lado, intimista, para apenas 12 pessoas por sessão, empreendimento que propõe uma experiência multissensorial, incluindo, além do menu completo (nove pratos), apresentações musicais e projeções audiovisuais, para mexer com os sentidos e as memórias dos participantes. “Nosso trabalho está ligado ao paladar, à felicidade dos outros”, conclui.
Fonte: leiagora