A Mottu, startup brasileira de aluguel de motos, ficou em 3º lugar no ranking de emplacamentos no mês de novembro, de acordo com dados divulgados pela associação das concessionárias, a Fenabrave. Com 2.137 unidades, a empresa ficou atrás apenas de Honda (92.140) e Yamaha (20.619), mas superou a Shineray (1.689).
Todos os emplacamentos da empresa são referentes ao modelo Sport 110, da gigante indiana TVS. No entanto, houve uma mudança importante sobre como as motos estão sendo registradas: enquanto anteriormente elas eram emplacadas como TVS, marca que não tem subsidiária no Brasil, agora elas entram com a própria marca Mottu.
“2 meses após iniciarmos as operações da nossa própria fábrica, já alcançamos o 3º lugar no ranking nacional de produção de motos, com 2.137 unidades produzidas em novembro/22”, disse a Mottu, em comunicado publicado em rede social.
VEJA TAMBÉM:
O portal MOTOO entrou em contato com a Mottu para ter mais informações sobre este processo, assim como obter detalhes sobre a moto Sport 110 e a produção nacional da mesma, porém, a startup disse que “não será possível passar nenhuma informação”. A empresa oferece suas motos por meio de seu aplicativo, com foco principal para quem trabalha com entregas, então seus modelos não são vendidos diretamente em concessionárias.
Números da Mottu são ainda maiores
Além das 2.137 unidades registradas em novembro somente em nome da Mottu, outras 394 motos Sport 110 foram emplacadas ainda como TVS, ou seja, chegando ao total de 2.531 unidades. Ainda no portfólio da startup, aparece a Mottu-E, scooter elétrica, que teve 42 unidades emplacadas no mês.
No ano, a Sport 110 chega a 5.144 motos emplacadas como TVS, e mais 2.563 unidades como Mottu, o que dá acumulado de 7.707. Já a scooter Mottu-E possui acumulado de 376 unidades no ano. Isso tudo rendeu 8.083 motos da startup emplacadas entre abril, quando começaram os registros, e novembro de 2022.
SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Além de Sport 110 e Mottu-E, a startup oferece para seus clientes o modelo Pop 110, da Honda, mas nesse caso, continua emplacado como Honda.
Veja as motos mais vendidas em novembro
Scooter elétrico feita pela Amazon Motors
A responsável pela montagem das scooters elétricas da Mottu, ao menos em período inicial, é a Amazon Motors, situada no Pólo Industrial de Manaus (PIM), segundo apuração de nossa reportagem. Também entramos em contato com a Amazon para obter mais informações, mas a empresa não respondeu até a última atualização desta reportagem. Sobre a montagem da indiana TVS Sport no Brasil ela foi inicialmente feita pela Dafra.
TVS esclareceu detalhes
Em julho passado, o MOTOO falou diretamente com a TVS na Índia, que desenvolveu o modelo Sport 110. Na época, a empresa revelou com exclusividade os detalhes para nossa reportagem. “Sim, a Sport 110 chegou e está sendo distribuída por uma das startups mais promissoras do Brasil – a Mottu. Fizemos uma parceria com a Mottu para ajudá-los em seu esforço para fornecer alguma oportunidade de renda aos trabalhadores temporários”, afirmou a TVS.
A TVS é a mesma que fornece os modelos da linha Apache, já vendidos no Brasil pela Dafra. “Nossa linha de produtos existente com Dafra é para a série Apache. Iniciamos o Sport com a Dafra na mesma linha, mas com infraestrutura e capacidade separadas. Temos planos de migrar a montagem da TVS Sport para a planta de montagem de produção que está sendo montada pela Mottu sob a orientação técnica da TVS Motor”, revelou a TVS, ao MOTOO, em julho.
Com a operação em sua nova fábrica, que começou há 2 meses, a TVS Sport teve sua produção então transferida da Dafra para este novo local. Ainda não sabemos, no entanto, sobre a Mottu-E. A startup Mottu também não divulgou onde fica esta fábrica e nem qual o volume anual de capacidade.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo