Um filhote de urso marrom desorientado, que se intoxicou depois de comer uma quantidade excessiva de um tipo de mel que causa efeitos alucinógenos, teve que ser resgatado na província de Duzce, no noroeste da Turquia.
Imagens gravadas com o celular fizeram sucesso nas redes ao mostrar o filhote, uma fêmea, balançando e choramingando enquanto estava sentada, de barriga para cima, na traseira de uma caminhonete.
As cenas foram gravadas logo depois que a ursinha foi resgatada da floresta, hoje, visivelmente debilitada. Mel louco, ou “deli bal” em turco, é um tipo de mel de rododendro que pode ter efeitos alucinógenos.
Entre no grupo do MidiaNews no Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
O rododendro é uma espécie de arbusto que dá flores pequenas e coloridas. Todos contêm uma toxina chamada graianotoxina no pólen e no néctar, e por isso o mel produzido a partir dessas plantas é muito venenoso. O resto da planta é venenoso, especialmente as folhas.
A ursa foi levada a um veterinário, onde recebeu tratamento e provavelmente será solta na natureza nos próximos dias, disseram as autoridades locais, acrescentando que ela estava em boas condições.
O Ministério da Agricultura pediu aos turcos no Twitter que sugerissem um nome para a ursa. “Nossa bebê ursa parda, que está exausta em Düzce, está bem de saúde e nossas equipes continuam o tratamento. Vamos dar um nome à nossa ‘filha’ fofa que exagerou na dose de mel”, diz o texto do tweet…. –
Düzce’de bitkin halde bulunan yavru boz ayımızın sağlık durumu iyi, ekiplerimiz tedavisine devam ediyor. @milliparklar
Balın dozunu kaçıran sevimli “kızımıza” bir isim verelim, adıyla yaşasın😊 💬 pic.twitter.com/dZsI2FcsIw
— T.C. Tarım ve Orman Bakanlığı (@TCTarim) August 11, 2022