Sophia @princesinhamt
Esportes

Inglaterra derrota Senegal e encara França nas quartas da Copa do Mundo

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

A Inglaterra está nas quartas de final da Copa do Mundo e vai encarar a França, sua rival histórica. A equipe manteve o ritmo da fase na tarde deste domingo, contra o Senegal, e venceu sua primeira eliminatória por 3 a 0.

O embate teve grandes atuações individuais, principalmente do meio-campista Jude Bellingham e do centroavante Harry Kane, participando direta ou indiretamente dos três gols anotados.

O duelo, porém, não foi fácil. Senegal teve duas grandes chances com o placar 0 a 0, parando em grande defesa de Pickford na primeira. A Inglaterra tinha dificuldades de sair da defesa, mas a dupla Bellingham-Kane entrou em cena.

Primeiro Bellingham recebeu do centroavante e cruzou para Henderson abrir o placar. Depois, driblou dois, deu a Foden e o ponta achou Kane. O centroavante dominou e fez o 2 a 0 no último lance do primeiro tempo.

A tranquilidade com a vantagem ficou nítida no segundo tempo, repleto de espaço para os ingleses. Em uma das saídas, Foden achou Saka para fazer o terceiro. O bastante para que todos saíssem aplaudidos de campo, já de olho nos franceses.

Inglaterra e França agora se enfrentam para saber quem estará na semifinal do torneio. O embate está marcado para sábado, dia 10, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha).

Momento-chave

Aos 39 minutos, a Inglaterra conseguiu sair da pressão do Senegal, Kane recebeu na intermediária e serviu Bellingham. O jovem chegou na lateral da área e cruzou rasteiro para Henderson, que finalizou de primeira e abriu o placar.

2024 word2

Número

Aos 32 anos, Henderson se tornou o segundo jogador mais velho a fazer um gol pela Inglaterra na Copa do Mundo. Apenas Tom Finney, que fez um aos 36 anos, em 1958, fica acima do nessa lista.

2024 word2
2024 word2

A morte de Pelé nesta quinta-feira (29.12), aos 82 anos, ganhou amplo destaque nos sites dos principais jornais e veículos de imprensa do mundo, com textos relembrando fatos da história pessoal e profissional do brasileiro e elencando vultuosos números — como o recorde de mais de 1.280 gols já marcados e a conquista de três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

O principal da BBC, em inglês, logo colocou na manchete e no topo da página notícias sobre a morte. O texto principal, assinado pela BBC Sport, afirma que Pelé é “possivelmente o maior jogador” que já existiu. O site noticioso da BBC, a BBC News, também manchetou e destacou várias matérias no topo da página sobre Pelé, incluindo uma live sobre a morte, com transmissão ao vivo de pequenos textos.

Também britânico, o Guardian igualmente destacou a notícia da morte e a história de Pelé na manchete e no topo do site, assim como o The Sun, cuja página ficou repleta de textos sobre o brasileiro e exibiu como manchete “The king is dead” (“O rei está morto”).

Já o americano The New York Times abriu uma seção, abaixo da manchete, destacando três textos sobre o brasileiro e uma pequena galeria de fotos com registros da vida dele. O texto principal afirma em um trecho: “Um herói nacional no seu Brasil de nascença, Pelé era amado ao redor do mundo — pelos muito pobres, entre os quais ele foi criado; pelos muito ricos, em cujos círculos ele transitava; e por qualquer um que o visse jogar.”

Segundo a , Pelé “ajudou a popularizar o nos Estados Unidos”.

“Para alguns, foi o maior de todos (e não só no futebol, mas no conjunto de todos os esportes). Por si só, já seria arriscado citá-lo como ‘o maior jogador de futebol’ — Maradona, Cruyff e Messi, o recente campeão mundial, querem se sentar no mesmo trono —, e a outra comparação é impossível. Nesse ponto, a discussão seria interminável”, diz o texto do Clarín.

A matéria afirma que, além da “imensidade” como atleta, Pelé foi o primeiro jogador que “se transformou em uma personalidade total, global”, tornando-se “o personagem, ao menos desportivo, mais famoso do mundo”.

Do grupo Clarín, o jornal esportivo Diário Olé inundou sua página com matérias sobre Pelé, afirmando na manchete: “Dor mundial: morreu Pelé”.

O Jornal de Angola, o principal diário do maior país lusófono da África, destacou no topo de seu site uma sequência de quatro matérias sobre Pelé, três delas destacando as reações de Neymar, Ronaldo Fenômeno e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à notícia do falecimento.

Portais de redes importantes, como a CNN e o site em inglês da Al Jazeera, igualmente destacaram a morte do Rei do Futebol na manchete.

*Com informações da BBC/Brasil

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.