Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Soja: mais chuva em SC e PR, menos no RS. Veja previsão até 17 de dezembro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A irregularidade das chuvas tem marcado as últimas semanas no Brasil. Por um lado, excesso em Santa Catarina, prejucando algumas lavouras. De outro, precipitações sem uniformidade no de e Rio Grande do Sul. Muitos produtores gaúchos, inclusive, interromperam o plantio por falta de umidade no solo. Mato Grosso também vem sentindo esse efeito.

Contudo, de sábado (3) à próxima quarta-feira (7), há previsão de chuva para os três estados do Sul. Mais uma vez, os volumes mais elevados no período são em Santa Catarina e Paraná, com cerca de 50 mm. Rio Grande do Sul também deve receber precipitações significativas, com mais de 30 mm.

Para Bahia e Espírito Santo, os acumulados de chuva podem trazer transtornos. A água também cai no Brasil Central, com destaque para o centro de Goiás e noroeste de Mato Grosso, com previsão de, aproximadamente, 70 mm.

Já de 8 a 12 de dezembro, a chuva mais forte se concentra no do país. Pode haver interrupção na semeadura e demais em campo em Gerais, principalmente no Triângulo Mineiro e em Unaí, município que se destaca na produção de soja.

Por fim, dos dias 13 ao 17, a tendência segue a mesma, com maiores acumulados no Sudeste. Assim, há diminuição no Matopiba (áreas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). No sul, a disponibilidade hídrica continua satisfatória no Paraná e em Santa Catarina. No entanto, no Rio Grande do Sul, a irregularidade predomina, com cerca de 15 mm em algumas áreas, especialmente ao norte do estado.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.