Sophia @princesinhamt
Notícias

MT Hemocentro destaca importância da doação de sangue regular

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. A equipe do MT Hemocentro continua à espera de doadores neste período que antecede o Carnaval. A exemplo do professor Pedro Araújo Campos, que a cada doação se sente realizado.

Doador frequente há sete anos, ele conta que se orgulha de poder ajudar. “Sei que já salvei muitas vidas e quero salvar muitas vezes mais”. Os anos de doação renderam a Pedro uma classificação importante, o de doador “fenotipado”, para pacientes específicos que necessitam de várias transfusões. Normalmente são portadores de anemia falciforme ou anemias hemolíticas. O sangue fenotipado reduz riscos de reação no paciente que recebeu sangue várias vezes.

Outro exemplo de doador regular é Pollyhaimme Rodrigues da Silva, que foi incentivada por um grupo de amigos que utilizaram as redes sociais para ajudar uma amiga que precisava de sangue. “Desde então sou doadora regular e para mim é um ato de humanidade. Muitas pessoas se preocupam somente com o seu ‘eu’ e esquecem do ‘nós’. Me sinto muito feliz em ajudar alguém”.

Uma forma diferente de comemorar seus os anos, completados nesta sexta-feira (29.01), foi de Verônica Nabarrete, que desde os 18 anos doa sangue e é cadastrada como doadora de medula óssea. “Foi a forma que encontrei de ser útil no mundo. Estou com minha saúde plena, mas muitas pessoas esperam um ato deste para continuar vivendo”.

Gerente da Hemorrede Estadual, Alzira Almeida Saldanha explica que o período que antecede uma das maiores festas populares do país – o Carnaval – está entre as épocas do ano em que os bancos de sangue sofrem a maior redução no estoque. De acordo com o Ministério da Saúde, somente 2% da população faz doações com regularidade e o número diminui ainda mais durante o Carnaval, quando também aumenta a demanda por bolsas de sangue em hospitais de urgência e emergência.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo de doação é rápido, seguro e indolor, levando cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Atendimento no Carnaval

Durante o período do carnaval apenas a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá estará aberta ao público. O funcionamento será das 7h às 18h, exceto no domingo (07.02). A Unidade do MT Hemocentro retoma o atendimento na quarta-feira (10.02), no período vespertino, a partir das 13h.

Fonte: GOV MT

2024 word3

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulgou a das inscrições deferidas e os locais de prova (clique aqui) do processo seletivo para o curso de Programador de Sistemas.

Foram deferidas 2.194 inscrições. As provas serão realizadas no dia 11 de dezembro, com início às 8h40, em Cuiabá. Os portões serão fechados às 8h30. O prazo para recurso das inscrições foi encerrado no dia 28 de novembro.   

Serão ofertadas 270 gratuitas para formação de profissionais nas linguagens de programação Java, Genexus, Nodejs e React. O curso dará início às atividades do Programa de Formação de Profissionais de Alta Performance, desenvolvido pela Seciteci para a formação especializada de alto nível, com foco nas chamadas ‘profissões do futuro’.

Ao final do curso, os 50 alunos com melhor desempenho serão selecionados para atuar como bolsistas na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Com remuneração de R$ 6 mil, a proposta é que os profissionais atuem no atendimento de demandas por soluções tecnológicas nas secretarias e órgãos do Estado. A bolsa terá duração de 12 meses. O início das aulas está previsto para o dia 06 de fevereiro.  

A relação dos deferidos e os locais de prova podem ser acessados no Portal de Processos Seletivos, na página da Seciteci (clique aqui).

Fonte: GOV MT

2024 word3

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão e Segurança Pública, publicou nesta sexta-feira (02), na edição extra do Diário Oficial, a homologação do concurso público para formação do cadastro reserva para os cargos de escrivão e investigador de polícia, soldado e oficial do Corpo de Bombeiro e soldado e oficial do corpo de saúde da Polícia Militar.

O Estado não realizava concurso para as forças de segurança há quase 10 anos. O último foi em 2013. O governador Mauro Mendes disse que com a homologação do resultado, quem ganha é a população.

“Em breve, poderemos nomear muitos servidores que vão ajudar a manter a segurança pública de Mato Grosso entre as melhores do país. E quem ganha com isso são todos os mato-grossenses”.

O concurso, lançado no início deste ano, teve cerca de 62 mil inscritos para as três forças da Segurança. As nomeações estão previstas para ocorrerem a partir do próximo ano. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Serão nomeados cerca de mil novos servidores.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a convocação dos novos servidores ocorrerá de acordo com a necessidade e a capacidade financeira do Estado. Já as nomeações, estão previstas para início do próximo ano devido às vedações do período eleitoral.

“Esse concurso demonstra mais uma vez a importância que a atual gestão tem dado a todos as áreas do Estado, especialmente às forças de segurança. Este efetivo somará esforços e estratégias de combate à criminalidade desenvolvidas pelo Estado, que está em constante movimento de reforço de suas instituições policiais a fim de bem servir a população”.

Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a realização deste concurso comprova, entre todos os investimentos feitos e as ações desenvolvidas ao longo de quatro anos, a importância da segurança pública para o governador Mauro Mendes.

“Esses novos policiais vão preencher uma lacuna de oito anos e possibilitar grandes avanços nas forças de segurança de Mato Grosso”, assinala Bustamante.

Confira AQUI o resultado.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.