A sexta-feira (2) terá pancadas de chuva em todo o Brasil. No Sul do país, por exemplo, são esperados registros fortes em boa parte do Paraná, em Santa Catarina e em áreas do Rio Grande do Sul. Os acumulados de água são aguardados principalmente para o interior dos três estados sulistas, além do litoral da região. Eles não serão, no entanto, tão volumosos quanto nos últimos dias.
+ Falta de chuva faz fazenda interromper plantio da soja no Rio Grande do Sul
Em geral, no sul brasileiro, a previsão do tempo para hoje indica que o maior risco para temporais será sobre o centro-oeste e o sudoeste paranaense. Além disso, os acumulados de chuva mais elevados serão no centro-sudeste catarinense, no oeste, sudoeste e leste do Paraná e no nordeste e sudeste gaúcho.
De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, alguns fatores explicam a presença de chuvas sobre essa área do país. “Na maioria dos casos, essas instabilidades se devem à alta umidade, ao calor”, diz. “Mais a passagem de uma frente fria, neste caso pelo sul do Rio Grande do Sul, e uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da região Sul”, explica.
Pancadas de chuva e temporais também no Sudeste
Pelo Sudeste, chove em forma de pancadas fortes e temporais. Assim, esta sexta-feira será um dia de acumulados intensos no norte e nordeste de São Paulo. Situação similar está prevista, a saber para o Espírito Santo e pontos de Minas Gerais (oeste, norte e leste, Triângulo, Zona da Mata e Vale do Rio Doce). Nesse sentido, a situação o estado capixaba requer atenção. Afinal, a previsão do tempo para hoje indica chuva volumosa, com mais de 150 milímetros.
Também tem temporais mais fortes para diversos pontos do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, deve chover na região serrana, no centro-sul fluminense, no noroeste e norte, além da faixa norte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
“Tudo isso se deve a umidade que vem do mar, do calor, e mais de um cavado meteorológico” — Fabiene Casamento
Segundo Fabiene, as pancadas de chuva e os temporais podem provocar transtornos na região. “Mas, de maneira geral, os quatro estados do Sudeste poderão ter acumulados elevados, com risco para alagamentos, deslizamentos de terra e demais danos“, atenta a meteorologista. “Tudo isso se deve a umidade que vem do mar, do calor, e mais de um cavado meteorológico, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada”, prossegue a profissional da Climatempo.
Previsão do tempo para hoje no Norte e Nordeste
Na Região Norte, a chuva aumenta muito no Acre e em Rondônia, com acumulados bem elevados — e, infelizmente, com potencial para danos. As chuvas serão bem elevadas nesses dois estados, com mais de 100 milímetros, conforme a previsão do tempo para hoje. Além disso, raios e ventos também são aguardados para esses dois estados e o sul do Amazonas. Pode, todavia, ter queda de granizo. Isso tudo se deve a um vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera. Ou seja: uma baixa pressão atmosférica nos médios níveis, próximo da região, do calor e da alta umidade.
Temporais e chuva volumosa também são esperados no sul e leste do Amazonas, pelo Pará e no Tocantins. Isso porque há excesso de umidade combinado com calor. Sobre o norte do Pará e o Amapá também têm temporais, mas neste caso por influência da zona de convergência intertropical (ZCIT).
Há condições de temporais sobre grande parte do Nordeste. Na região, a saber, os acumulados mais elevados, com mais de 100 milímetros, devem ser registrados na Bahia (litoral, sul e centro), no Piauí e no Maranhão. Nesse sentido, também deve ser registrado momentos de chuva sobre o oeste de Pernambuco.
Nas demais áreas nordestinas também tem instabilidades, mas o tempo ficará seco apenas no centro do Ceará e centro-oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Tudo por causa da alta umidade e o calor. Já sobre o sul baiano se tem um vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera, intensificando os temporais e trazendo grande volume de água, de mais de 100. Mas, não se descartam danos nas demais áreas do Nordeste neste dia.
Possibilidade de granizo no Centro-Oeste
No Centro-Oeste chove ao longo do dia por Goiás e Mato Grosso do Sul, mas é durante a tarde que as pancadas fortes de chuva acontecem em boa parte dos territórios da região. Sendo os temporais mais fortes sobre o norte e noroeste de Mato Grosso, no leste e norte de Goiás, no Distrito Federal e no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.
Há, além disso, condições para rajadas fortes de vento nos três estados e no Distrito Federal. Fora isso, há a possibilidade de granizo em Mato Grosso do Sul, no sul goiano e em Mato Grosso. No Centro-Oeste, as instabilidades são influenciadas, por exemplo, pelo calor, pela alta umidade do ar e por cavados meteorológicos.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural