A Funko, marca de colecionáveis famosa por seus bonecos cabeçudos de personagens de séries, filmes e outros ícones da cultura pop, está participando pela primeira vez da CCXP, com uma série de bonecos exclusivos em seu estande.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O Game On esteve lá e converso com Jessica Piah-Grafstein, diretora sênior de comunicação corporativa e relações públicas da Funko, que explicou o que é preciso para ícones do futebol nacional ganharem bonecos Funko Pop!, como já acontece com astros da NFL e da NBA, por exemplo.
“Nós temos [bonecos de] jogadores de futebol na Europa“, disse a diretora. “Conseguir as licenças com os times aqui é mais difícil. O que a gente precisa é que os fãs pressionem, marquem os clubes e a Funko, dizendo ‘nós precisamos de um Funko’, nós adoraríamos fazer, são astros enormes, mas dependemos do licenciamento“.
Segundo a executiva, o modelo de negócio da Funko depende do licenciamento de imagem, afinal, eles não são os donos das propriedades intelectuais, como séries de TV, games ou personagens de filmes e atletas. “Essas franquias pertecem a outras companhias, estúdios e assim por diante”.
O mesmo vale para personagens da TV brasileira, como protagonistas de novelas famosas ou seriados da TV aberta. A Funko sabe o quanto essas produções são populares por aqui.
“Nosso time de licenciamento tem muito interesse em produzir itens locais, adaptados para a comunidade, mas tudo começa com os direitos. Precisamos dos direitos para vender aqui e também em outros países“, apontou a executiva. “Há muitos brasileiros que moram em outros países“.
Novamente, a diretora frisou a importância dos fãs se manifestarem nas redes sociais para chamar a atenção dos estúdios de TV brasileiros para o interesse nesse tipo de colaboração. Ou seja, se você sempre sonhou com um Funko de Agostinho, da Grande Família, já sabe por onde começar.
Em sua primeira participação na CCXP, a marca trouxe uma série de Funko Pop! exclusivos, com personagens de Star Wars, One Piece e vários outros shows. Isso quer dizer que quem não está na feira, não terá como encontrar um desses depois? Não é bem assim. Ou quase.
“Eles podem chegar às lojas depois”, explicou Piah-Grafstein. “Mas não terão o selo de ‘exclusivo da CCXP’. Esse selo só está nas unidades da convenção, o que faz delas muito valiosas para colecionadores”.
A CCXP22 acontece em São Paulo, SP, entre 1 e 4 de dezembro.
Fonte: terra.com.br/gameon