Não, J.K. Rowling não foi a primeira a criar um jovem herói que cresce em um universo mágico e que se chama Harry Potter! Mesmo que pareça totalmente improvável, em 1986, 11 anos antes da publicação do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” na Inglaterra, um fantástico longa-metragem dirigido por John Carl Buechler chegou aos cinemas.
O título da obra: Troll. O nome de seu personagem principal: Harry Potter Jr.
Embora ele próprio não fosse um bruxo, esse garoto interpretado por Noah Hathaway descobre um mundo cheio de criaturas encantadas e forças do mal quando se muda com os pais e a irmã Wendy (Jennifer Beck) para São Francisco. Sua vida é imediatamente atravessada por Torok, um troll que planeja recuperar seus poderes de mago, destruir a humanidade e recriar o conto de fadas em que vivia antes de ser punido.
O primeiro passo de Torok é possuir a jovem Wendy. No entanto, seu irmão é o único que suspeita que algo está errado. Felizmente, a vizinha Eunice St. Clair (June Lockhart) é uma bruxa e não apenas acredita em Harry, como também concorda em ajudá-lo. Enquanto isso, mentorada por Torok, Wendy começa a transformar outros inquilinos do prédio em seres míticos – como goblins, ninfas e duendes. Agora cabe a Harry detê-lo.
Seria um golpe do acaso? Uma coincidência extraordinária? Ou – como alguns alegaram mais tarde – Rowling foi diretamente inspirada pelo filme e pegou emprestado o nome do protagonista para seu bruxinho?
Esta última hipótese, refutada pela autora britânica, parece bastante questionável. Primeiro, porque acusações de plágio em relação a grandes sucessos de bilheteria são comuns em Hollywood. Depois, se Rowling tivesse realmente usado Troll como referência, é difícil ver por que ela teria ido tão longe a ponto de copiar o nome.
Harry Potter: Este personagem da saga mágica realmente existiu – e hoje tem uma rua com seu nome
Ainda assim, 15 anos antes de Daniel Radcliffe debutar em A Pedra Filosofal, Noah Hathaway foi o primeiro a encarnar um “Harry Potter” nas telonas. Na ocasião, o ator já era conhecido pelo papel de Atreyu no longa-metragem A História Sem Fim (1984).
Atualmente com 50 anos, ele se tornou faixa preta em várias artes marciais, trabalha como tatuador e ainda participa de convenções de fãs de The NeverEnding Story (no original).
Confira o trailer de Troll abaixo: