Resultados das análises do ano-safra 2021/22 do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), realizado pelo Sistema Famato, serão apresentados nesta quinta-feira (1º) em Cuiabá (MT). Dados foram coletados entre os dias 11 e 20 de outubro, nos municípios de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Itiquira e Rondonópolis.
O 3º Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável reunirá os produtores rurais acompanhados pela equipe de assistência técnica e pesquisa do projeto.
O evento, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), é restrito aos produtores rurais e, também, será transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.
O projeto Fazenda Pantaneira Sustentável teve início em 2018 com o intuito de auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável. Ele é coordenado Famato, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Embrapa Pantanal e conta com a parceria do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais.
Ferramenta faz raio-x das fazendas
A Fazenda Pantaneira Sustentável conta com um time de técnicos das entidades envolvidas que realizam visitas as propriedades rurais periodicamente para o levantamento de dados. Na ocasião, os produtores também recebem orientações conforme a particularidade de cada fazenda.
Conforme a Famato, o levantamento de dados é realizado através de software denominado FPS, desenvolvido pela Embrapa Pantanal. A ferramenta possibilita acompanhar a evolução da sustentabilidade de cada propriedade e funciona como uma espécie de raio-x da fazenda, indicando seus pontos fortes, fragilidades, potencial produtivo e alternativas para melhorar os resultados.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real
Fonte: canalrural