Vinte anos depois de sua estreia histórica nas Copas do Mundo FIFA, que teve direito a uma vitória sobre a França e ida até as quartas de final, o Senegal conseguiu novamente se classificar para as mata-matas decisivas do torneio de futebol mais importante do planeta.
A vitória por 2 a 1 sobre o Equador, graças a um pênalti convertido por Ismaila Sarr e um gol do zagueiro e o capitão Kalidou Koulibaly, colocou a equipe dirigida pelo técnico Aliou Cissé, justamente o capitão da seleção de 2002, entre os 16 melhores do Qatar -2022.
Mesmo sem seu jogador principal, o atacante Sadio Mané (Bayern de Munique), que foi cortado por problemas físicos antes de rolar bola, Senegal conseguiu terminar sua participação no Grupo A na segunda colocação, com seis pontos, um a menos que a Holanda.
O Equador chegou à última rodada em vantagem na classificação e avançou às oitavas com um simples empate. Por isso, optou por um modelo de jogo mais conservador. Senegal, por outro lado, foi agressivo desde o primeiro minuto e criou várias oportunidades até conseguir o gol que lhe poderia dar a vaga.
Depois, passou a jogar nos contra-ataques e quase não foi ameaçado. Mesmo assim, em uma jogada de bola parada, cedeu o empate que provocaria sua eliminação. Na sequência, antes mesmo do Equador se animar, voltou a ficar à frente no placar.
Os senegaleses aguardam agora a definição do Grupo B para conhecerem os seus adversários de domingo. A Inglaterra é a favorita para terminar a chave na primeira colocação e encontrar a seleção africana nas oitavas.
Momento chave
KOULIBALY! ⚽️🇸🇳 pic.twitter.com/vjzPNBoFLT
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 29, 2022
Senegal havia acabado de sofrer o empate que o tiraria das oitavas e corria risco de se abalar com isso. Mas não deu tempo. Dois minutos depois do 1 a 1, aos 24 minutos do segundo tempo , o artilheiro Enner Valencia falhou na hora de cortar uma cobrança de falta, e a bola sobrou para o capitão Koulibaly decretar a classificação africana.
Número
A ida de Senegal para as oitavas de final é a 13ª classificação de uma seleção africana para a segunda fase de uma Copa do Mundo. A primeira vez do continente a avançar no torneio foi Marrocos, lá em 1986. Quatro anos atrás, a África protagonizou uma campanha especialmente ruim e viu todas as suas equipes serem eliminadas já na etapa de grupos.
Alçado ao posto de protagonista de Senegal depois do corte de Mané, o capitão Kalidou Koulibaly não só garantiu a segurança lá atrás, como se mandou ao ataque e fez o gol da classificação. Por isso, foi eleito o jogador da partida.
Fonte: Agência Esporte
-
Pulisic fez o gol da vitória norte-americana, mas precisou ser substituído
-
Resultado mostra volta por cima de seleção que não foi ao Mundial passado
-
Desafio nas oitavas de final será para a Holanda, primeira colocada do Grupo A
Irã 0 x 1 Estados Unidos
Gol: Christian Pulisic, aos 38 min do 1º tempo
Após não conseguirem se classificar para a Copa do Mundo-2018 e interromperem uma sequência de sete participações consecutivas, os Estados Unidos seguiram em grande estilo ao principal torneio de futebol do planeta.
Com gol de seu principal jogador, o meia-atacante Christian Pulisic, a seleção norte-americana derrotou o Irã por 1 a 0 e conquistou a classificação para as oitavas de final do Catar-2022.
Os EUA passaram invictos pela fase de grupos. Com uma vitória e dois empates, somaram cinco pontos e ficou na segunda colocação da chave, atrás apenas da líder Inglaterra, que fez sete. No sábado, iniciarão a disputa dos mata-matas contra a Holanda.
O resultado desta terça-feira premiou o tempo que buscou o ataque desde o início da partida. Como tinha grandes chances de avançar com um empate, o Irã abdicou de tentar ações ofensivas para ficar apenas marcando e não arriscou sequer uma finalização na etapa inicial.
Depois do intervalo, a situação mudou radicalmente. Os iranianos, aos poucos, foram se soltando e tentando investidas para buscar o empate. Mas os EUA, mesmo sem se acomodarem muito na defesa e ainda tentando uns contragolpes resistentes, nem tomaram tantos sustos assim.
Momento chave
GOOOOOOOOOOOOOL DECISIVO! Pulisic abriu o placar para os Estados Unidos! ⚽ pic.twitter.com/I7MvOS8Bja
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 29, 2022
Desde os momentos iniciais da partida, os Estados Unidos exploraram bastante os avanços de Sergiño Dest pela direita. E a insistência na mesma jogada foi recompensada aos 38 minutos do primeiro tempo. Weston McKennie fez um lançamento primoroso para o lateral do Milan, que ajeitou de cabeça para o meio da área. Em velocidade, Christian Pulisic chegou à bola antes do goleiro iraniano e empurrou para o fundo das redes.
A vitória que classificou os hóspedes da próxima Copa para as oitavas de final interrompeu uma incômoda sequência de resultados ruins do time norte-americano. Antes do triunfo sobre o Irã, os comandados do técnico Greg Berhalter ficaram cinco jogos consecutivos sem vencer. A última vitória do US Team havia sido conquistada em junho (5 a 0 sobre o Granada, pela Liga das Nações da Concacaf).
Fonte: Agência Esporte
-
Atacante do Manchester United anotou o primeiro gol de falta da Copa
-
A Inglaterra fez três gols em 23 minutos e acabou com as chances de Gales
-
Foi o primeiro confronto entre dois países britânicos na história do torneio
País de Gales 0 x 3 Inglaterra | Grupo B
Gols: Marcus Rashford (aos 50min e 68min) e Phil Foden (aos 52min)
A nova geração da Inglaterra veio para ficar. Em mais uma demonstração de habilidade, força e velocidade, os campeões de 1966 admiraram que têm elenco para tentar a segunda taça da Copa do Mundo na vitória por 3 a 0 sobre Gales, no estádio Ahmed Bin Ali, nesta terça-feira.
O primeiro tempo do duelo foi mais amarrado, com duas boas chances para a Inglaterra. Na primeira, Rashford apareceu em Ward após bom passe de Kane. Na segunda, Foden chutou por cima depois de boa jogada individual.
A etapa final se desenhava complicada para os comandados de Gareth Southgate até Foden driblar dois marcadores e sofrer falta. Rashford foi para a batida e acertou forte chute, Ward deu um passo para trás da barreira e a bola balançou a rede.
Pouco depois, em pressão ofensiva, Rashford fez desarme, Kane cruzou e Foden ampliou. Superior, a Inglaterra ainda anotou o terceiro, em chute de esquerda de Rashford, selando a vitória inglesa no primeiro clássico britânico.
O resultado deixa os “Three Lions” com sete pontos conquistados, na liderança do Grupo B – a equipe cruza com Senegal nas oitavas de final, o segundo do Grupo A. Gales, com apenas um ponto, se despede da competição.
RECEBA pic.twitter.com/Rgn7DnhJXV
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 29, 2022
Momento-chave:
Aos cinco minutos do segundo tempo, Foden fez jogada individual e sofreu falta na entrada da área. Na batida, Rashford bateu no canto do goleiro Ward, que havia dado um passo para o lado da barreira, e abriu caminho para a vitória.
Número
O segundo gol de Rashford, aos 23 minutos do segundo tempo, foi o número 100 dos ingleses na história da Copa do Mundo.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento