Food

Safras de Maçã Promissoras: Embrapa Investe em Variedade Mais Vermelha

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), estima uma colheita de 1,15 milhão de tonelada da fruta, número 30% maior que o colhido no ano passado. A abertura oficial da safra 2025/2026 foi em 7 de fevereiro na cidade gaúcha de Vacaria.

No Brasil, 95% da produção são dos tipos Fuji e Gala. Você sabe a diferença entre elas?

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) explica:

  • Gala: mais consumida no Brasil, tem sabor doce, crocância e leve toque de acidez. Sua forma redonda com base cônica e cor vermelha rajada com o fundo amarelo facilitam a sua identificação. Com um aroma totalmente agradável, ela é ideal para o consumo in natura e também para receitas assadas ou cozidas, bem como para o preparo de saladas e molhos.
  • Fuji: mais arredondada e com rajadas de cores em vermelho e verde amarelado. Normalmente um pouco maior que a Gala, a Fuji caracteriza-se pela casca firme e polpa clara, além de ser doce e crocante na medida certa. Na cozinha, ela é propícia para ir ao fogo porque cria a suculência ideal para sobremesas, geleias e outros pratos cozidos.

Nova cultivar de maçã gala

Aproveitando o início da safra, a Embrapa comemorou a nova previsão da safra e aproveitou para reforçar o lançamento do mais novo cultivar de maça gala: o BRS Gala JVZ64, batizada comercialmente como Purple Gala.

Apesar de lançada em 2024 pela Embrapa Uva e Vinho, esse tipo de maçã, “começa a conquistar produtores e consumidores com sua coloração vermelha-arroxeada intensa, sem estrias e sabor adocicado”.

É a primeira cultivar de maçã do grupo ‘Gala’ com recobrimento uniforme e compacto, conhecida como full color, desenvolvida no país.

O diferencial da cor intensa

O grande gancho desta nova maçã é a sua intensa coloração vermelho-arroxeada, que recobre completamente a superfície da fruta. Diferente de clones como ‘Galaxy’ e ‘Baigent’, que apresentam uma epiderme estriada, a Purple Gala expressa um matiz púrpura compacto e sem estrias. Essa pigmentação antociânica é manifestada de forma precoce e consistente tanto nos frutos quanto em estruturas vegetativas, como ramos, pecíolos e nervuras das folhas.

Essa característica não apenas confere grande atratividade ao consumidor, mas também posiciona a fruticultura brasileira na vanguarda mundial do desenvolvimento de novas variedades. Além disso, a uniformidade da cor entre os frutos pode permitir a diminuição do número de passadas de colheita nos pomares, otimizando o manejo para o produtor.

Origem e validação técnica

A ‘BRS Gala JVZ64’ originou-se de uma mutação somática espontânea identificada pelo engenheiro-agrônomo João Vicente Silveira Zuanazzi em um pomar de Royal Gala em Vacaria (RS). A partir de 2018, a Embrapa passou a atuar diretamente no desenvolvimento e validação da cultivar, realizando estudos de qualidade, fenologia e capacidade de armazenamento.

A nova cultivar foi testada e validada com sucesso ao longo de três ciclos de produção na região de Vacaria, o que permitiu o seu registro no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e a proteção junto ao Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) em 2019.

Colheita e mercado

As maçãs Purple Gala começam a ser colhidas a partir da quarta semana de janeiro, estendendo-se até o início de fevereiro nas condições do Rio Grande do Sul. Em termos de conservação, os frutos apresentam excelente desempenho, mantendo firmeza de polpa e qualidade por até sete meses em armazenamento comercial e até dez meses em atmosfera controlada.

A recomendação técnica indica que a cultivar é ideal para plantio na região Sul do Brasil, em localidades com altitude superior a 700 metros, onde o requerimento de horas de frio é atendido. Os materiais propagativos estão sendo disponibilizados aos produtores por meio de viveiristas licenciados pela Embrapa.

Benefícios da maçã

Ainda segundo a ABPM, a maçã tem propriedades reguladoras únicas. Uma maçã por dia ajuda na digestão, modera o apetite, controla o colesterol, previne alergias e irritações físicas, evita a formação de cálculos, limpa o sangue, previne o câncer digestivo, age no aquecedor médio, baço e pulmão. Possui sabor doce-ácido e propriedades refrescantes e adstringentes.

A ABPM tem uma série de receitas com maças disponíveis em seu site. Para conhecê-las, clique aqui.

E o Primeira Página também já publicou uma receita de torta de maçã, tradição da família de uma moradora de Campo Grande, a dona Margarida Garcia. Você pode acessar os ingredientes e a forma de fazer o doce aqui.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.