Educação

Seduc lança edital do Pré-Enem Digital MT 2026 com aulas presenciais e plataforma online: saiba mais!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou, nesta quinta-feira (19.2), o Edital Nº 003/2026/GS/SEDUC/MT, que estabelece a abertura das inscrições e os procedimentos para participação no Projeto Pré-Enem Digit@l MT – Edição 2026. A iniciativa é destinada, prioritariamente, a estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual e também a alunos do 2º ano, com oferta de preparação em duas modalidades: presencial e on-line.


Nesta edição, o Pré-Enem Digit@l MT será ofertado no formato presencial, com atividades semanais que incluem aula, oficina de redação e simulado, nos polos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME). Já no formato on-line, os participantes terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com disponibilização de aulas, materiais didáticos e simulados.
Poderão se inscrever, prioritariamente, estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual em 2026, em diferentes modalidades, como Ensino Médio Regular, Integral, Profissional e Tecnológico, Educação do Campo e Quilombola, Educação Escolar Indígena, Sistema Socioeducativo, Programa de Recomposição de Aprendizagem, além de EJA (2º e 3º semestres) e EJA no Sistema Prisional (2º e 3º semestres). O projeto também contempla estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual.
Ao todo, serão 20 mil vagas para acesso ao AVA. As vagas serão distribuídas por DRE/DME e, caso a demanda pelas vagas presenciais seja superior ao quantitativo disponibilizado, terão prioridade, sucessivamente, estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio e/ou no 2º e 3º semestre da EJA, ou ainda por ordem de inscrição, até o limite definido.
As inscrições excedentes serão mantidas em lista de espera para convocação em caso de desistências. Nessa condição, o estudante receberá o material impresso e poderá acompanhar as aulas pelo AVA.
As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas entre 00h do dia 20 de fevereiro e 23h59 do dia 31 de março de 2026, exclusivamente por formulário eletrônico específico vinculado a cada DRE e à DME (confira no anexo)
As aulas presenciais ocorrerão uma vez por semana, nos municípios polo de cada regional. Na DME, haverá escolas-polo em Cuiabá e Várzea Grande. Excepcionalmente, o município polo da DRE de Diamantino será Nova Mutum.
De acordo com o edital, a data da aula inaugural será divulgada nos canais oficiais e no site institucional da Seduc. As atividades do projeto seguem até 28 de novembro de 2026, com observância do recesso escolar entre 4 e 20 de julho de 2026. Em caso de desistência das aulas presenciais, o estudante deverá comunicar a respectiva DRE/DME, para que a vaga seja disponibilizada ao próximo inscrito na lista de espera.
A Seduc irá disponibilizar material didático nas versões impressa e digital, composto por obras específicas para as quatro áreas do conhecimento do Ensino Médio, além de um volume exclusivo de Redação. A entrega do material impresso estará condicionada à assinatura do Termo de Responsabilidade e Compromisso, obedecendo ordem de prioridade que considera, entre outros critérios, o formato de participação (presencial/on-line) e a condição de concluinte.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Pré-Enem Digit@l MT é uma estratégia concreta para ampliar oportunidades e aproximar os estudantes da rede pública do ensino superior.
“O Enem ainda é uma das principais portas de entrada para o curso superior, e o papel do Estado é garantir que nossos estudantes cheguem a essa prova com preparação, confiança e repertório. O Pré-Enem Digit@l MT organiza uma trilha de estudos, fortalece a redação e treina a resolução de questões, ajudando o aluno a transformar esforço em resultado”, avalia ele.
Segundo o secretário, o projeto também é uma forma de reduzir desigualdades educacionais, especialmente para quem enfrenta obstáculos de acesso a cursinhos e materiais de qualidade.
“Quando oferecemos aulas presenciais nos polos e, ao mesmo tempo, uma plataforma on-line com conteúdo, simulados e materiais, nós democratizamos a preparação. Isso significa dar condições reais para que o estudante da rede estadual dispute uma vaga no ensino superior em pé de igualdade, com apoio pedagógico e acompanhamento ao longo do ano”, completa Alan Porto.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.