O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), levou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda Constitucional que pode acabar com a escala de trabalho 6×1.
O colegiado analisa a admissibilidade da proposta e, se a PEC for aprovada, segue para análise de um grupo especialmente dedicado ao tema.
“Vamos ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros. O mundo avançou, principalmente na área tecnológica, e o Brasil não pode ficar para trás”, afirmou o presidente em sua conta no X.
Em entrevista a uma rádio na Paraíba, citada pela agência Câmara, Motta declarou que o tema pauta é um desejo “antigo” da classe trabalhadora e que teria impacto direto na economia brasileira. Ele defendeu a busca de uma proposta que tenha “justiça”, especialmente porque os números do IBGE apontam baixo desemprego.
“É importante lembrar que, quando a carteira de trabalho foi criada, fizeram péssimas projeções”, comparou.
Alinhamento com Lula
A pauta do fim da escala 6 x 1 é uma das maiores prioridades do governo federal no Congresso neste ano eleitoral. O governo afirmou que seria um dos principais “desafios”, o fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução salarial.
“O tempo é um dos bens mais preciosos para o ser humano. Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda a semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente e curtir a família”, disse Lula na mensagem presidencial.
Fonte: gazetadopovo






