Cuiabá

Abilio lança projeto para acabar com empresas de Saúde e Limpeza Urbana

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou novas mudanças administrativas na Prefeitura. Ele deve enviar à Câmara Municipal um novo projeto que prevê a extinção das empresas de Saúde Pública e de Limpeza Urbana. A medida, segundo o gestor, tem como objetivo gerar economia. A primeira será incorporada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é a mantenedora financeira do órgão, enquanto a segunda será transformada na Secretaria de Serviços Urbanos.

De acordo com Abilio, o fechamento da empresa Cuiabana de Saúde Pública, responsável pela administração dos hospitais São Benedito e Municipal, se deve a uma dívida de R$ 200 milhões. “Durante muito tempo ela não pagou acerto de rescisório das pessoas que ela mandava embora, ela não pagou FGTS, INSS de muita gente que trabalhava lá”, explicou.

Além disso, o prefeito pontuou que, por estar com dívida junto ao governo federal, devido à ausência de repasses ao Ministério do Trabalho, a empresa fica impossibilitada de regularizar a situação. Ele também citou que existe recomendação do Ministério Público para a realização de concurso público, mas que pretende fazer o certame pela Secretaria Municipal de Saúde. “Se eu faço concurso pela SMS o servidor contribui com o Cuiabá Prev, o que, estrategicamente falando, é melhor eu fechar a empresa e colocar um liquidante para encerrar as atividades”, argumentou. Todos os contratos em vigência serão repassados à SMS, que é a única mantenedora da empresa cuiabana.

Já a mudança na Limpurb, apesar de Abilio ainda não ter detalhado como será a estrutura da nova secretaria e o que mudaria na prática, pode estar relacionada às críticas referentes à situação da limpeza urbana da capital. Com a reorganização administrativa, Abilio busca se movimentar para suprir essa demanda da população. Outro ponto é dar mais autonomia a Felipe Wellaton, que atualmente comanda a Limpurb e deve seguir como responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Não é de hoje que Abilio promove mudanças na administração municipal. No ano passado, ele fez alterações em várias secretarias. A primeira delas uniu três pastas: Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A segunda fusão foi entre Mobilidade Urbana e Segurança Pública. Depois, houve um novo remanejamento envolvendo as pastas de Agricultura, Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Por fim, ele também reativou o IPDU, tirando o órgão da Secretaria de Meio Ambiente.

Veja vídeo:

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.