Cenário Político

Abilio critica possível candidatura de Janaina ao Senado: ‘Não aceito novos Fávaros na disputa’

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), criticou a articulação do senador Wellington Fagundes (PL) para que a deputada estadual Janaina Riva (MDB), sua nora, ocupe a segunda vaga da direita na disputa pelo Senado.

Ao comentar o cenário, Abilio afirmou que não há espaço para candidaturas que não estejam claramente alinhadas à direita e disse que “não dá para ter novos Fávaros”.
Na avaliação do prefeito, o histórico recente da política serve de alerta. Abilio citou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que integrou o grupo do governador Mauro Mendes (União) e tinha perfil de centro-direita, mas depois rompeu politicamente e hoje integra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Agora, não dá para a gente ter novos Fávaros. Isso é um novo Fávaro. Que vai lá e grava um vídeo falando que apoia o Bolsonaro e depois está dando beijo no Lula. Não aceito que a gente tenha, como pré-candidato ao Senado, novos Fávaros. A Janaina, com a posição que ela está, neutralidade, mas para uns ela fala uma coisa, para outros ela fala outra, é um novo Fávaro. E eu não vou aceitar isso”, disse.
De acordo com Abilio, o deputado federal José Medeiros é o pré-candidato do partido e conta com apoio das principais lideranças nacionais da sigla e que Wellington está conduzindo as discussões sobre apoio à segunda vaga sem o consultá-lo.
“O projeto do PL hoje é o senador Medeiros. Esse é o projeto do PL. Não é a Janaina, não tem outros nomes. O candidato do PL hoje para o Senado, o pré-candidato ao Senado é o José Medeiros. E esse pré-candidato ao Senado do PL tem apoio do presidente Bolsonaro, tem apoio do Flávio, tem apoio de todo mundo. E ele tem que fazer parte dessa discussão. Eu não vejo [Wellington Fagundes] trazendo o José Medeiros para essa discussão. Eu vejo ele buscando o MDB para essa discussão. E não é isso que a gente quer”, declarou.
Questionado se Wellington ainda não teria se desvinculado politicamente de Janaina, o prefeito ponderou sobre a relação familiar, mas manteve as críticas.
“Existe um laço familiar. Difícil ser descolado de um laço familiar. Eu entendo e respeito muito. Eu respeito muito o trabalho da Janaina. Eu entendo que ela faz um posicionamento significativo na Assembleia Legislativa”, pontuou.
No entanto, afirmou que o alinhamento partidário precisa ser coerente com o discurso político.
“O partido, o MDB, pode mudar de partido. Ela tem um projeto para agora? Muda de partido. Vai para um partido que seja mais condizente com o alinhamento da direita”, declarou.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.