Educação

Inauguração do Curso de Educação Patrimonial em Cuiabá: Conheça essa novidade!

Grupo do Whatsapp Cuiabá

Foi realizada nesta sexta-feira (6) a aula inaugural do curso de Educação Patrimonial “Conhecer para Preservar”, oferecido de forma híbrida (presencial e online) a 290 participantes aprovados. O objetivo do curso é formar multiplicadores em preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso.

O curso tem 180 horas de duração e certificação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Ele integra o edital “Ações Formativas em Patrimônio Histórico e Museológico”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Inicialmente previstas 40 vagas presenciais e 120 vagas a distância, a oferta foi ampliada para 250 vagas na modalidade EaD.

Dividido em seis módulos, o curso inclui aulas teóricas e práticas, visitas técnicas a espaços culturais de Cuiabá e região metropolitana e uma saída de campo para mapeamento de patrimônios culturais locais. Entre os temas estão educação patrimonial, museologia, turismo, sustentabilidade, memória social, políticas culturais, diversidade cultural e patrimônio histórico.

O curso oferece bolsas de ajuda de custo para participantes do interior, cobrindo deslocamento, alimentação e permanência durante os encontros presenciais.

A aula inaugural teve transmissão online e contou com a participação de Robinson de Carvalho Araújo, superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel; Ana Joaquina da Cruz Oliveira, superintendente do Iphan-MT; e Viviene Lozi, diretora da OSC Ação Cultural. Também participaram o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, e os professores da Unemat, Renato Fonseca e Sandra Neves.

O curso prossegue até 10 de abril, realizado pela OSC Ação Cultural, em parceria com a Unemat, Iphan-MT e o Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso.

Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.