Carros & Motos

Lenda da Indy prova suas habilidades em um rali histórico com um Honda Civic 1975

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

Lenda da Indy compete com um Honda Civic clássico 1975 em um rali histórico

Takuma Sato, lenda da Indy, encara o Rallye Monte-Carlo Historique com um Honda Civic 1975 restaurado por estudantes. Conheça essa história de paixão e engenharia.

O cenário é o lendário Rallye Monte-Carlo Historique, onde máquinas icônicas como Porsche 911 e Lancia Stratos costumam roubar a cena. No entanto, este ano, as atenções estão voltadas para um pequeno “Davi” japonês: um Honda Civic RS 1975 de apenas 75 cavalos, pilotado por ninguém menos que o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Takuma Sato.

Takuma Sato compete com um Honda Civic clássico 1975 em um rali histórico

A participação de Sato não é apenas uma aventura pessoal. O projeto celebra o 50º aniversário da Faculdade Técnica Honda do Japão, instituição fundada pelo próprio Soichiro Honda. Em um esforço hercúleo, um grupo de 30 estudantes resgatou dois exemplares do Civic RS que estavam em estado deplorável e tomados pela ferrugem.

Os carros foram totalmente restaurados e equipados para as exigências de um rali de longa distância, recebendo:

O “Road Sailing” contra os Gigantes

Diferente da sigla RS usada por outras marcas para “Rally Sport”, na Honda daquela época o termo significava “Road Sailing” (algo como “navegar na estrada”). Embora o modelo fosse um pouco mais potente que as versões civis, ele ainda é um carro econômico perto dos monstros do Grupo B que também percorrem os trechos entre Reims, Barcelona e Turim.

2026 word3
Takuma Sato compete com um Honda Civic clássico 1975 em um rali histórico – Foto : Honda

 

Para Sato, a transição para a tração dianteira clássica traz memórias afetivas. O piloto, entusiasta declarado da Honda, já revelou que sua experiência na Europa começou a bordo de um Mini Cooper, onde aprendeu a levar carros pequenos ao limite — inclusive em circuitos como Spa-Francorchamps.

Agora, ao lado do diretor da faculdade (que pilota o segundo carro), Sato prova que, no rali histórico, a herança e a engenharia apaixonada valem tanto quanto a potência bruta.

Leia aqui:  Gasolina ficou cara? Saiba por que o preço nos postos subiu 37% enquanto as refinarias reduziram 16,4%

O que você achou dessa escolha do Takuma Sato? Você prefere ver lendas do automobilismo em carros superpotentes ou em projetos nostálgicos como este Civic? C

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.