Mundo

Feminicídio no Rio: Falhas na Proteção Exposta

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Uma mulher foi vítima de feminicídio no Rio de Janeiro no mesmo dia em que o governo federal lançou o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. O crime ocorreu mesmo com a existência de uma medida protetiva em favor da vítima, que vinha sendo descumprida pelo agressor.

Amanda Loureiro da Silva Mendes, de 25 anos, foi abordada pelo ex-marido armado a poucos metros do local onde trabalhava, no bairro de Quintino, na zona norte da capital fluminense. Imagens de câmeras de segurança registraram uma breve discussão antes de o homem efetuar os disparos.

A jovem chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi localizado pela polícia poucas horas depois, no bairro de Madureira, após análise das imagens que ajudaram a reconstruir a dinâmica do crime.

As investigações indicaram que o casal foi casado por sete anos e teve dois filhos. Eles estavam separados havia cerca de quatro meses, período em que o agressor passou a perseguir a vítima e a desrespeitar reiteradamente a medida protetiva concedida pela Justiça.

O homem já possuía antecedentes criminais, incluindo uma condenação por homicídio em 2019, além de registros por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.

Violência contra a mulher

Dados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro apontam que, entre janeiro e novembro de 2025, mais de 71 mil casos de violência doméstica contra mulheres foram registrados no estado.

Segundo o Observatório de Violência contra a Mulher, a medida protetiva pode ser solicitada em situações de agressão física, ameaça, violência sexual, retenção de bens ou qualquer outra conduta considerada violenta.

Pacto nacional

O pacto lançado pelo governo prevê ações coordenadas e permanentes entre os Três Poderes para prevenir a violência contra meninas e mulheres no país. A iniciativa destaca a responsabilização coletiva, especialmente dos homens, no enfrentamento desse tipo de crime.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.