Já é tradicional: quem apresenta o Saturday Night Live é convidado, antes de aparecer no programa, a revelar nas redes sociais da emissora NBC qual é o seu passeio favorito enquanto está de passagem por Nova York.
As respostas costumam citar lugares bastante frequentados e sem grandes surpresas. Mas, em dezembro, o ator britânico Josh O’Connor deu duas dicas que fogem do óbvio: visitar um jardim comunitário e ver a cidade, ao cair da noite, dentro do icônico ferry que leva a Staten Island.
Conheça mais sobre os dois passeios que o ator, conhecido por interpretar o Príncipe Charles em duas temporadas da série The Crown, na Netflix, sugeriu para a audiência:
9th Street Community Garden
Localizado no Lower East Side, um dos setores mais antigos de Manhattan, esse jardim comunitário foi idealizado nos anos 1970, quando a região ainda era muito degradada. É nessa parte de Nova York que ficavam os históricos tenements, antigos edifícios de apartamentos caindo aos pedaços, onde imigrantes viviam apinhados na virada do século 19 para o 20 e que, com o tempo, foram sendo abandonados em ruínas.
O jardim foi criado em um dos momentos mais sombrios da região: com a cidade vivendo uma crise econômica e os velhos prédios em frangalhos, havia bem pouco verde na vizinhança. Foi quando os moradores que seguiam nessa parte de Nova York decidiram tomar conta de um terreno abandonado e cheio de lixo e convertê-lo em algo diferente.
Com o tempo, o 9th Street Community Garden – também conhecido popularmente como “Pancho’s Garden” – se converteu em um dos lugares mais vibrantes e um símbolo da recuperação do Lower East Side, recebendo oficinas de jardinagem, arte e música até hoje. “Um dos meus lugares favoritos em Nova York“, resumiu O’Connor.
O jardim pode ser visitado aos finais de semana entre abril e outubro, das 12h às 18h – ou a qualquer momento em que seu portão estiver aberto e algum dos responsáveis por mantê-lo estiver presente.
O ferry de Staten Island
Distante das atrações mais famosas da cidade, Staten Island é um pedaço de Nova York que costuma ser excluído dos roteiros de quem visita a cidade. Para acessá-la de carro, é preciso fazer algum desvio, seja cruzando a divisa estadual até Nova Jersey e depois retornando, ou avançando Brooklyn adentro até chegar à ponte Verrazzano-Narrows.
A maneira mais prática de chegar até lá costuma ser pegar o icônico ferry que parte de Manhattan e geralmente só é utilizado pelos moradores da própria Staten Island: são grandes balsas laranjas com letreiros em azul, que circulam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e fazem o trajeto gratuitamente (saiba mais).
Se não for pegá-la para conhecer Staten Island, faça isso para apreciar o skyline nova-iorquino mesmo. Esta é a dica de Josh O’Connor: planeje um final de dia para pegar a ida e a volta com o pôr do sol acontecendo. “É brilhante, particularmente se for no outono ou no começo do inverno”, sugere o ator, citando uma paleta de cores com laranja, vermelho e rosa no horizonte.
Fonte: viagemeturismo






