Notícias

Detran autoriza carros automáticos e elimina reprovação na baliza: novas regras da CNH

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) confirmou que vai implementar efetivamente, até o próximo dia 10 de fevereiro, as alterações nas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso. Os candidatos poderão utilizar carro automático na prova prática e não serão mais reprovados por erros na baliza ou rampa.

As mudanças foram anunciadas no ano passado. À época o Detran-MT afirmou que estudava como iria realizar as adequações. O presidente do órgão, Gustavo Vasconcelos, disse que seria necessário um processo estruturado de adaptação técnica, operacional e sistêmica, envolvendo não apenas o Detran-MT, mas também os demais órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, garantindo alinhamento institucional, interoperabilidade entre sistemas e atualização de fluxos internos.
Por meio de nota, o Detran-MT afirmou que já está promovendo a flexibilização das regras do exame prático. A implementação está programada para ocorrer até o próximo dia 10 de fevereiro, trazendo, por exemplo, a liberação para utilização de veículos automáticos na prova. Além disso, a baliza e a partida em rampa deixarão de ser etapas eliminatórias.

As novas regras do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil foram publicadas pelo Governo Federal na Resolução nº 1.020/2025 e Medida Provisória nº 1.327/2025. Entre as alterações está, por exemplo, a autonomia do candidato em comparecer ao Detran para fazer a biometria, tirar a fotografia e agendar a prova teórica. 
Aprovado, passa a ter duas opções para aulas práticas: contratar uma autoescola ou escolher um instrutor autônomo credenciado. Além disso, foi garantido o primeiro “reteste” gratuito: caso o candidato reprove uma vez na prova prática, pode refazer sem pagar nova taxa.  
Entre as mudanças na prova prática está o  fim da eliminação automática por erros leves, como esquecer a seta, e o fim da obrigatoriedade da prova na rampa (controle de embreagem).

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informa que está promovendo a flexibilização das regras do exame prático de direção no Estado, em conformidade com a legislação nacional vigente.
A implementação efetiva das alterações está programada para ocorrer até o dia 10 de fevereiro, incluindo a liberação para utilização de veículos automáticos na prova prática de direção.
No que se refere a baliza e a partida em rampa (controle do veículo em aclive) deixarão de constituir etapas eliminatórias do processo de avaliação.
O Detran-MT reforça que todas as mudanças adotadas seguirão estritamente os parâmetros definidos pela normativa nacional, assegurando a segurança viária e a padronização dos procedimentos de habilitação.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.