Notícias

MS registra 148 casos de dengue e chikungunya em janeiro de 2026: números atualizados

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Mato Grosso do Sul já confirmou 23 casos de dengue e 125 de chikungunya em 2026. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (28) no boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Os dados apontam para 577 casos prováveis da doença no primeiro mês do ano. Nenhuma morte por dengue foi confirmada até o momento.

Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Chikungunya

Em relação à chikungunya, outra doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, Mato Grosso do Sul já registrou 666 casos prováveis, 125 deles confirmados. Só em Fátima do Sul, no sul do estado, são 99 casos confirmados.

Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado em gestantes, uma das maiores preocupações das autoridades devido ao risco de transmissão vertical (mãe-bebê), que pode ser grave e levar a convulsões, problemas circulatórios e sequelas neurológicas no recém-nascido.

Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município e evitar a automedicação.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.