Cenário Político

Tarcísio confirma apoio de Bolsonaro à reeleição em SP e Flávio como candidato à presidência

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quinta-feira (29) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que será candidato à reeleição ao governo de São Paulo neste ano e que mantém apoio irrestrito à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência da República. A confirmação foi feita durante visita ao ex-presidente na chamada “Papudinha”, em Brasília, pela manhã.

Apesar de ser apontado como nome forte da direita à presidência e preferido do mercado financeiro, Tarcísio deixou claro que não há mudança de rota em seu projeto político e que sua prioridade segue sendo São Paulo. Ele reiterou que não pretende disputar o Palácio do Planalto contra a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A gente conversa sobre isso desde 2023, que meu interesse é ficar em São Paulo. Isso não tem controvérsia nenhuma, eu tenho uma linha de coerência. Tenho comprometimento ao estado de São Paulo. Sou grato ao estado de São Paulo”, afirmou o governador a jornalistas após a visita.

Já sobre o apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que vem sendo muito cobrado por aliados do ex-presidente, Tarcísio foi direto ao reafirmar alinhamento com a indicação de Bolsonaro.

“Sem dúvidas, como tenho afirmado constantemente. Não tem dúvida com relação a isso”, disse Tarcísio.

A visita de Tarcísio a Bolsonaro ocorreu por volta das 11h no Complexo da Papuda após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro estava marcado para a semana passada, mas o governador paulista precisou adiar por conta de compromissos políticos.

Tarcísio e Bolsonaro também conversaram sobre a filiação do governador goiano Ronaldo Caiado ao PSD, nesta semana, com o partido sinalizando que terá candidato próprio para as eleições de outubro contra Flávio Bolsonaro. Para o ex-presidente, segundo o governador, o aliado de Goiás fortalece o projeto político da direita que, num segundo turno, irá unida contra o PT.

“O presidente viu com bons olhos, o presidente elogiou o Caiado para mim. O presidente tem o apreço pelo Caiado, a consideração pelo trabalho que fez ao longo da trajetória política. O presidente entende que é uma candidatura que soma a esse projeto, que no final vai estar todo mundo junto contra o PT”, pontuou.

Mais cedo, no entanto, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, alfinetou Tarcísio pela lealdade que mantém a Bolsonaro, afirmando que ele deve respeito, mas que não pode ser “submisso” ao ex-presidente – “é fundamental que ele tenha a sua identidade. Uma coisa é gratidão, reconhecimento, lealdade, outra coisa é submissão”, disse em entrevista ao UOL.

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.