Cenário Agro

Parceria Educacional 2026: alinhamento e ações do Sistema Famato/Senar MT

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) realiza, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, a Parceria Educacional 2026. O encontro reúne cerca de 900 participantes, entre instrutores, técnicos e supervisores de campo e demais prestadores de serviços credenciados à instituição, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

O objetivo é alinhar e capacitar os profissionais que atuam diretamente no campo, garantindo mais qualidade, eficiência e impacto nas ações do Senar MT. Ao longo dos três dias de programação, são trabalhadas as diretrizes pedagógicas, metodológicas e operacionais da instituição, por meio de palestras, formações e apresentações técnicas.

A iniciativa fortalece a educação rural e qualifica a atuação no campo, impactando diretamente produtores rurais, trabalhadores do meio rural e suas famílias, assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar MT.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato), Vilmondes Tomain, destacou o compromisso e a responsabilidade de todo o time do Senar MT em devolver ao produtor rural os recursos investidos, por meio de serviços de qualidade entregues na ponta.

“Vocês são, na prática, a presença do Sistema Famato, sobretudo do Senar MT, dentro das propriedades e das comunidades. É por meio do trabalho de vocês que o conhecimento vira resultado, orientação vira decisão melhor e metodologia vira transformação de verdade”, afirmou.

Vilmondes Tomain reforçou ainda que o compromisso da instituição é elevar continuamente o padrão das entregas, com mais consistência, qualidade técnica, segurança na execução e foco no que realmente importa, o produtor rural.

“A Parceria Educacional não é um evento para cumprir agenda. Ela impacta produtores rurais, trabalhadores do campo e suas famílias, porque melhora a transferência de conhecimento, fortalece a ATeG e contribui para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida no meio rural”, completou Vilmondes.

Participaram da solenidade de abertura os diretores da Famato Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo-Financeiro), o superintendente do Senar MT, Marcelo Lupatini e o superintendente da Famato, do Imea e do Agrihub, Cleiton Gauer.

A Comissão Famato Mulher teve participação especial no primeiro dia. “A comissão tem contribuído para que muitas mulheres passem a se reconhecer como produtoras rurais, se aproximem do sistema sindical e busquem mais capacitação e informação. Quando essa mulher se identifica como produtora rural, isso impacta diretamente a vida dela, fortalecendo sua participação e o desenvolvimento da propriedade”, afirmou a presidente da Comissão Famato Mulher, Luciana Tomain.

Há quatro anos atuando no Senar MT, o instrutor de Barra do Garças Adelino Pinto Ferreira Júnior utiliza palestras teatralizadas para abordar temas como segurança do trabalho, qualidade de vida e planejamento financeiro. Para ele, a conexão entre diretoria e executores é essencial para garantir o alinhamento das ações.

Já a instrutora Crisler Keler, que participa pela primeira vez da Parceria Educacional, destacou a importância do encontro para o alinhamento e a qualificação profissional.

“Qualidade de excelência só vem por meio do conhecimento. Precisamos desse tempo de qualidade para refletir sobre o que entregamos lá na ponta e como podemos melhorar cada vez mais”, ressaltou.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.