Notícias

Facmat avança na adesão das Associações Comerciais ao programa Vigia Mais MT

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Com o alinhamento técnico concluído, a Facmat dará início ao levantamento da estimativa de demanda de câmeras por município

A adesão das Associações Comerciais ao programa Vigia Mais MT avançou após reunião técnica realizada nesta segunda-feira (26/01), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), em Cuiabá, para alinhar a distribuição, instalação e uso das câmeras nos municípios.

O encontro reuniu o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, o tenente-coronel Raul Castro e a equipe técnica do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

No programa, o Estado fornece as câmeras sem custo de aquisição e integra as imagens ao sistema da Segurança Pública, enquanto as empresas associadas instalam o equipamento na fachada, com foco exclusivo na área pública, mantendo energia elétrica e conexão à internet. As imagens podem ser acessadas pelas forças de segurança e pelo empresário, contribuindo para a prevenção de crimes e para a resposta mais rápida às ocorrências.

As câmeras atuam de forma integrada, com equipamentos fixos para monitoramento de ruas e fachadas, câmeras de leitura de placas para uso exclusivo das forças de segurança e câmeras com zoom para áreas de maior circulação, ampliando a cobertura do videomonitoramento urbano.

Segundo o presidente da Facmat, Jonas Alves, a reunião representou um avanço prático para a implementação do programa. “Foi uma reunião técnica, que nos deu segurança sobre como funciona a operação das câmeras e a viabilidade de levar o Vigia Mais MT para os municípios, por meio das Associações Comerciais. Agora estamos prontos para iniciar o processo de adesão”, afirmou.

Com o alinhamento técnico concluído, a Facmat dará início ao levantamento da estimativa de demanda de câmeras por município, etapa necessária para a formalização do convênio e para o início da adesão das Associações Comerciais ao programa.

Foto: Assessoria Facmat 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.