Carros & Motos

Idoso tem direito ao IPVA grátis: saiba as condições e como garantir o benefício

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Idoso tem direito a IPVA grátis, mas tem um “porém”

Idosos têm direito a IPVA grátis em 2026? Descubra o “porém” dessa regra, veja a lista de doenças que garantem a isenção e saiba como solicitar o benefício legalmente.

Com a chegada do calendário de pagamentos do IPVA 2026, uma notícia tem circulado com força entre os grupos de WhatsApp e redes sociais: a de que idosos acima de 60 anos estariam automaticamente isentos do imposto. Mas será que é verdade?

Idoso tem direito a IPVA grátis?

A resposta curta é: não, idosos não podem conseguir a isenção só pela idade.Diferente do que muitos pensam, não existe uma lei federal que dê “IPVA grátis” apenas pelo critério de aniversário. O benefício está condicionado a uma conformidade específica: a comprovação de doenças ou condições que limitem a mobilidade, enquadrando o idoso na categoria PcD (Pessoa com Deficiência) ou de portador de patologia grave.

Para garantir a gratuidade, o idoso precisa comprovar que possui uma condição de saúde que impacte sua capacidade de conduzir ou que exija um veículo adaptado (mesmo que ele seja apenas o passageiro e tenha um condutor autorizado).

Além disso, as regras variam conforme o estado. Enquanto alguns estados dão isenção para carros com mais de 15 ou 20 anos de fabricação (o que beneficia muitos idosos com carros antigos), a isenção por “condição de saúde” exige um laudo médico pericial emitido por órgãos oficiais (como o DETRAN ou o SUS).

Idoso tem direito a IPVA grátis, mas tem um "porém" - Imagem gerada por IAIdoso tem direito a IPVA grátis, mas tem um"porém" - Imagem gerada por IA
Idoso tem direito a IPVA grátis, mas tem um “porém” – Imagem gerada por IA

Lista de enfermidades que podem garantir a isenção

Muitas doenças comuns na terceira idade são, por lei, motivos para a isenção total do IPVA. Se o idoso possuir uma destas condições comprovadas, ele pode deixar de pagar o tributo:

  • Problemas graves na coluna: Hérnia de disco, escoliose acentuada e artrose.
  • Doenças degenerativas: Parkinson e Esclerose Múltipla.
  • Sequelas de AVC: Quando há perda de força ou limitação de movimentos (paralisia ou paresia).
  • Doenças Crônicas: Insuficiência renal (com hemodiálise), problemas cardíacos graves e câncer.
  • Limitações Físicas: Amputações, artrite reumatoide, bursites e tendinites crônicas, ou próteses internas/externas (fêmur, joelho, etc.).
  • Deficiências Sensoriais: Deficiência visual grave ou cegueira.
  • Outras condições: HIV, neuropatias diabéticas e doenças neurológicas.

Como solicitar?

O processo não é automático. O idoso (ou seu representante legal) deve:

  1. Obter um laudo médico detalhado seguindo o padrão exigido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado.
  2. Acessar o portal da Sefaz ou Detran estadual e realizar o pedido de isenção de IPVA para PcD.
  3. Ficar atento ao valor venal do carro, pois muitos estados limitam a isenção a veículos de até um determinado valor (geralmente entre R$ 70 mil e R$ 120 mil).

Leia aqui: Justiça de São Paulo reconhece a isenção de IPVA 2026 para carros fabricados em 2006

Você sabia que tantas doenças comuns davam direito a esse benefício ou achava que bastava ter 60 anos? 

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.