Turismo

Europa planeja integração com redes de trens de alta velocidade para unificar o continente

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2



  • Que tal começar o dia em uma praia na Grécia e terminar com um jantar na Bulgária? Ou fazer um almoço em Berlim e curtir o fim de tarde em Copenhague? Com o novo e ambicioso plano da Comissão Europeia para uma nova rede de trens de alta velocidade, tudo isso será possível a partir de 2040. A previsão é que algumas viagens já estejam disponíveis em 2030.

    A nova Rede Transeuropeia de Transportes (com a sigla em inglês TEN-T), anunciada nas últimas semanas de 2025, pretende modernizar as infraestruturas ferroviárias de cargas e passageiros, reduzindo o tempo de viagem e adaptando o transporte de forma ecológica.

    Rede promete diminuir tempo de viagens

    O projeto de renovação das linhas de trens europeias visa aumentar a qualidade das viagens ferroviárias e melhorar as conexões internacionais. Outro objetivo do plano é reduzir o impacto ambiental da atual malha de trens, como parte do objetivo “verde” da União Europeia: tornar-se neutra em carbono até 2050.

    Siga

    De acordo com estudos da Comissão Europeia, atualmente existem 12.128 km de rede ferroviária de alta velocidade na Europa, concentradas principalmente na França, Alemanha, Itália e Espanha. Por outro lado, os países da Europa Central e Oriental têm poucas linhas disponíveis e a maioria não é de alta velocidade.

    O plano para a TEN-T inclui a adoção de trens de super rápidos que utilizam combustíveis alternativos, como o hidrogênio, e quer expandir a rede para essa parte do continente. O objetivo é que até 2040 as principais linhas da Europa consigam suportar trens capazes de circular a velocidades iguais ou superiores a 160 km/h.

    linhas-europa-alta-velocidade
    Mapa da União Europeia traz a projeção da redução de tempo entre destinos pelo continente após a implementação do TEN-T. Em verde, novas linhas de alta velocidade que devem ser instaladas (União Europeia/Reprodução)

    Novos trens europeus serão conectados a outros modais de transportes

    O novo plano da Comissão Europeia para renovar a malha ferroviária do continente não para por aí. A ideia é também conectar as viagens de trem transfronteiriças com as viagens de transporte público nas cidades e com outras modalidades de transporte, como aéreo e naval. Na prática, isso significa reunir as várias opções em uma única plataforma, onde os interessados podem comprar passagens e montar todo o roteiro em um só lugar.

    Ainda que o foco seja principalmente no transporte de passageiros, a modernização da rede ferroviária também deve ter impactos econômicos significativos na circulação de cargas e mercadorias dentro do bloco europeu. Quem viver verá.

    As locações da saga Harry Potter no Reino Unido

     

    TAGS:

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.