A Embrapa fará a abertura oficial da safra da uva em Pelotas (RS), que ocorre no próximo domingo, dia 25 de janeiro, em evento tradicional que valoriza o trabalho dos produtores e simboliza o início do período de colheita no município. A atividade será realizada na propriedade de Luciano Perboni, localizada na colônia Santa Eulália, 5º distrito (Cascata). A Embrapa será representada pelas Unidades Uva e Vinho , de Bento Gonçalves (RS), e Clima Temperado , de Pelotas (RS).
Durante o evento, o público terá a oportunidade de degustar e conhecer mais sobre cultivares desenvolvidas no âmbito do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil , coordenado pela Embrapa Uva e Vinho. As apresentações técnicas apresentam a carga dos analistas João Carlos Taffarel e Rodrigo Monteiro , que irão destacar materiais voltados tanto ao consumo in natura quanto ao processamento, além de guiarem a atração .
Entre as cultivares de uva de mesa , serão apresentadas as uvas BRS Núbia , BRS Vitória , BRS Melodia e a BRS I sis . Já para a elaboração de sucos e vinhos , o público poderá conhecer as cultivares BRS Magna , Isabel Precoce , BRS Rúbea e BRS Violeta , reconhecidas pelo potencial produtivo, qualidade tecnológica e adaptação às condições brasileiras . Além disso, materiais sobre os trabalhos de pesquisa com fruticultura de modo geral serão disponibilizados aos participantes do evento.
De acordo com dados da Prefeitura de Pelotas , a viticultura possui uma forte tradição e importância para a agricultura familiar no município . Atualmente são 56 famílias produtoras , responsáveis por uma produção estimada de 800 toneladas de uvas em 2025 . Desse total, cerca de 22 hectares são destinados ao processamento e à elaboração de vinhos, sucos, vinagres, geleias e outros derivados, enquanto 14,5 hectares são voltados à produção de uvas de mesa para consumo in natura. (com Assessoria)
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






