Notícias

Dermatologista alerta sobre excesso de skincare em crianças e adolescentes: rotinas extensas podem ser prejudiciais

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1
As redes sociais, como TikTok, e a internet têm estimulado adolescentes a investir em rotinas de cuidados com a pele cada vez mais longas e complexas, muitas vezes envolvendo dezenas de produtos aplicados diariamente. A dermatologista Elaine Togoe alerta que essa prática, apesar de parecer um cuidado, pode trazer mais danos do que benefícios.


“Adolescentes estão fazendo rotinas muito extensas de skincare. Será que ela precisa ter 30 produtos e passar 30 coisas no rosto antes de dormir? Fica a manhã inteira com isso, passa aqueles rolinhos, aplica, lava e passa de novo. O excesso de produtos na pele do adolescente pode causar vários danos”, explica a especialista.
Para iniciar cuidados desde cedo, Elaine recomenda começar pelo básico: lavar o rosto e usar protetor solar. “Se for iniciar algo por automedicação ou autocuidado, seria um sabonete, algo bem simples, e um protetor solar adequado para cada pele. Cada pele é diferente, e a realidade do adolescente é outra, ele está no pico hormonal, com particularidades que precisam ser consideradas”, explica.
Ela ressalta que a pele adolescente não está preparada para tantas intervenções. A aplicação excessiva de produtos pode obstruir os poros e formar comedões, piorando quadros de acne. “O produto tem que ser associado e conjugado formando um tratamento completo. Não é quanto mais produtos, mais bonita a pele vai ficar. Não está relacionado com quantidade, está relacionado com qualidade e estratégia de entrega do ativo para a pele”, afirma Elaine.
Segundo a dermatologista, cada pele tem necessidades específicas. Produtos destinados a peles maduras, por exemplo, podem ser prejudiciais para adolescentes, causando obstrução dos poros e outros problemas. Ela reforça que é preciso conhecimento para usar cada produto de forma correta, considerando horário de aplicação, compatibilidade e função de cada ativo.
A dermatologista ainda reforça a importância de orientação profissional. “É interessante buscar uma dermatologista, fazer uma consulta para decidir cada tratamento, cada produto que pode ser usado destinado à pele daquela pessoa. Começar com segurança ajuda a prevenir problemas futuros e a criar hábitos saudáveis”, conclui.
 

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.