Educação

Universidades UFMT e UFR recebem avaliação positiva em exame de cursos de medicina, enquanto particulares obtêm notas baixas

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2
Os cursos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (campi de Cuiabá e Sinop) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) obtiveram nota 4 (em escala de 1 a 5) e avaliação positiva no primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde.

Duas instituições de ensino particular, por outro lado, apresentaram desempenho insatisfatório e vão ser penalizadas pelo MEC. Tratam-se da Universidade de Cuiabá (Unic), que obteve nota 2, e do Centro Universitário Estácio do Pantanal (Estácio/Fapan), de Cáceres, com nota 1. 
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), uma instituição pública, e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), uma instituição privada com campus em Várzea Grande, obtiveram a nota 3.
Veja abaixo o desempenho das universidades de Mato Grosso

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá – 4
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Sinop – 4
  • Universidade Federal De Rondonópolis (UFR) – Rondonópolis – 4
  • Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Cáceres – 3
  • Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – Várzea Grande – 3
  • Universidade de Cuiabá (Unic) – Cuiabá – 2
  • Centro Universitário Estácio do Pantanal – Cáceres – 1

O Enamed é uma iniciativa do MEC e tem como principal objetivo avaliar a formação médica brasileira. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o SUS e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025, avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. A maior parte, 243 cursos foram bem avaliados com desempenho que garantiu proficiência a, pelo menos, 60% dos estudantes concluintes da formação médica. Outros 107 cursos foram mal avaliados e um não foi avaliado por baixo número de concluintes inscritos.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.