Duas instituições de ensino particular, por outro lado, apresentaram desempenho insatisfatório e vão ser penalizadas pelo MEC. Tratam-se da Universidade de Cuiabá (Unic), que obteve nota 2, e do Centro Universitário Estácio do Pantanal (Estácio/Fapan), de Cáceres, com nota 1.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), uma instituição pública, e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), uma instituição privada com campus em Várzea Grande, obtiveram a nota 3.
Veja abaixo o desempenho das universidades de Mato Grosso
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá – 4
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Sinop – 4
- Universidade Federal De Rondonópolis (UFR) – Rondonópolis – 4
- Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Cáceres – 3
- Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – Várzea Grande – 3
- Universidade de Cuiabá (Unic) – Cuiabá – 2
- Centro Universitário Estácio do Pantanal – Cáceres – 1
O Enamed é uma iniciativa do MEC e tem como principal objetivo avaliar a formação médica brasileira. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o SUS e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025, avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. A maior parte, 243 cursos foram bem avaliados com desempenho que garantiu proficiência a, pelo menos, 60% dos estudantes concluintes da formação médica. Outros 107 cursos foram mal avaliados e um não foi avaliado por baixo número de concluintes inscritos.
Fonte: Olhar Direto






