Fim dos 120 km/h? Veja por que a Fiat quer “travar” seus modelos de entrada em 2026
Fiat propõe limitar velocidade de carros populares a 118 km/h para reduzir custos em 2026. Entenda plano para baixar preço dos compactos
A indústria automotiva já começa 2026 enfrentando um dilema crítico: como produzir carros populares que caibam no bolso do brasileiro sem abrir mão das exigências tecnológicas globais? A Fiat colocou uma solução polêmica sobre a mesa: limitar eletronicamente a velocidade máxima dos veículos urbanos.
Acompanhe o Garagem360 e entenda os planos da italiana!
Fiat quer impor limite de 118 km/h para baratear hardware dos carros
Segundo a marca, “podar” o desempenho pode ser a chave para reduzir os preços que saltaram 60% nos últimos anos. A ideia, defendida pelo CEO global da Fiat, Olivier François, é focar na funcionalidade real do veículo.

Italiana quer travar velocidade máxima dos carros a 118 km/h como forma de baratear custos | Foto: Divulgação (Fiat)
Por exemplo, se um carro é projetado para o caos urbano e deslocamentos curtos, ele não precisaria de toda a engenharia necessária para suportar velocidades de rodovia que muitas vezes ultrapassam os limites legais. O executivo sugeriu travar o desempenho em 118 km/h.
Com essa limitação, a montadora poderia:
- Reduzir a complexidade de câmeras e radares de alta precisão (ADAS).
- Evitar o uso de hardware caro projetado exclusivamente para segurança em alta velocidade.
- Tentar trazer o preço dos compactos de volta a um patamar que não seja considerado “premium”.
Leia aqui Fiat Fastback Audace Turbo 200 Hybrid com R$ 30 mil de desconto
Por que os carros ficaram tão caros?
Olivier François foi enfático ao apontar que a avalanche de assistências eletrônicas obrigatórias foi o principal combustível para a inflação do setor. Ele estima que o conteúdo embarcado contribuiu para elevar o preço médio dos carros urbanos em 60% em pouco mais de meia década.
Para o CEO, há um exagero nas normas atuais: “Não acho que os carros urbanos de 2018 ou 2019 fossem extremamente perigosos”, provocou, indicando que a simplificação é o único caminho para salvar o segmento de entrada.
Leia também Ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil em 2025 tem Fiat Strada isolada e a surpresa dos SUVs
O dilema do motorista em 2026
Embora a proposta foque na economia, ela esbarra em questões práticas de segurança e liberdade. Limitar um veículo a 118 km/h pode gerar desafios em estradas de alta velocidade, especialmente em manobras de ultrapassagem, onde um fôlego extra do motor é, muitas vezes, um recurso de segurança ativa.
Além disso, o consumidor brasileiro costuma utilizar o carro popular como veículo único, o que inclui viagens de fim de semana e trajetos rodoviários.
Com isso, a discussão da Fiat expõe uma ferida aberta no mercado: é melhor ter um carro ultra-seguro que poucos podem comprar, ou um modelo mais simples e acessível?
Você aceitaria comprar um carro zero quilômetro com velocidade limitada se o preço fosse drasticamente menor, ou acredita que a performance não deve ser sacrificada? Comente abaixo!
acima_titulo=Boa surpresa!
titulo=VW Taos 2026 chega com preço agressivo
desc=Nota máxima em segurança surpreende
botao=Ver novidades
sub_botao=*Você permanecerá no site atual
link=https://garagem360.com.br/novo-volkswagen-taos-2026-chega-com-preco-agressivo-e-nota-maxima-em-seguranca/
imagem=https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2026/01/0d026f81-af05-4039-8a0a-4997854524ed
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360








