O nível do Rio Acre em Rio Branco ultrapassou a cota de inundação e chegou a 1.455 centímetros, o equivalente a 14,55 metros, acima do limite de 1.400 centímetros. Os dados constam no boletim de alerta hidrológico divulgado neste domingo (18) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). A expectativa é de estabilização do nível ao longo do dia.
De acordo com o pesquisador Artur Matos, do SGB, o aumento do volume de água está relacionado a uma cheia registrada no fim do ano passado, somada ao volume elevado de chuvas no início de 2026, o que provocou nova elevação do rio.
Segundo o especialista, o nível do Rio Acre deve atingir o pico ainda hoje. A partir disso, a tendência é de estabilização, seguida de queda entre o fim do dia e a próxima segunda-feira. No entanto, ele alertou que novas chuvas podem provocar outra elevação.
O SGB considera inundação quando as primeiras residências começam a ser atingidas, situação que já pode estar ocorrendo em áreas da capital acreana.
Nos municípios de Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, o cenário é diferente. Nessas cidades, o Rio Acre permanece abaixo da cota de alerta. Em Xapuri, o nível registrado foi de 1.168 centímetros, abaixo do limite de 1.250 centímetros. Já em Brasiléia e Epitaciolândia, o rio marcou 584 centímetros, distante da cota de alerta de 980 centímetros.
Na sexta-feira (16), o SGB já havia emitido alerta ao informar que o nível do rio estava em 1.399 centímetros e seguia em elevação, com possibilidade de ultrapassar a cota de inundação em Rio Branco, o que acabou se confirmando.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






