Esportes

Repescagem na Copa do Mundo: Como Funciona e o que Você Precisa Saber

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

A Copa do Mundo de 2026 marcará uma virada histórica no torneio ao adotar um novo formato e se tornar a edição com mais seleções já reunidas e os brasileiros já estão se preparando. Disputado no Canadá, no México e nos Estados Unidos, o Mundial contará com 48 equipes, um salto significativo em relação às 32 seleções que participaram das últimas edições.

Desde 1998, na França, a Copa do Mundo vinha seguindo o mesmo modelo com 32 participantes, o que tornou esse formato uma espécie de “padrão” por quase três décadas.

Antes disso, o torneio já teve diferentes tamanhos ao longo da história, com edições de 24, 16 e até menos seleções. Apesar de faltar poucos meses para a competição, ainda existem seleções em busca de uma vaga, inclusive uma campeã do mundo.

As seleções que ainda brigam por vaga no Mundial

Já são 42 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2026, porém, restam seis vagas abertas. Elas serão preenchidas na repescagem: quatro vagas via Europa e duas via repescagem intercontinental.

Dessa forma, as vagas restantes serão disputadas pelas seguintes seleções:

  • Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
  • Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
  • Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
  • Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
  • Intercontinental 1: República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia
  • Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque

Como as vagas serão decididas?

Após a divisão de seleções, apenas uma em cada chave garantirá vaga na Copa do Mundo. Serão duas rodadas, a primeira no dia 26 e a segunda no dia 31 de março, data que definirá todos os representantes.

No Intercontinental, Nova Caledônia e Jamaica se enfrentam, com o vencedor duelando com a República Democrática do Congo por uma vaga. Com o mesmo enredo, a Bolívia encara Suriname e o vencedor decide contra o Iraque. Todos os jogos acima serão disputados no México.

Já na Europa, podemos encarar como semifinais e finais, com o “campeão” ficando com a vaga em cada chave. A distribuição ficou assim:

Chave A

  • Itália x Irlanda do Norte
  • País de Gales x Bósnia (vencedor decide em casa)

Chave B

  • Ucrânia x Suécia (vencedor decide em casa)
  • Polônia x Albânia

Chave C

  • Turquia x Romênia
  • Eslováquia x Kosovo (vencedor decide em casa)

Chave D

  • Dinamarca x Macedônia do Norte
  • República Tcheca x Irlanda (vencedor decide em casa)

Diferente do Intercontinental, os jogos de semifinais serão disputados com mando das seleções à esquerda, em jogo único. Por exemplo, a Itália terá o seu torcedor como apoio diante da Irlanda do Norte.

Já na final, o vencedor dos confrontos indicados tem a vantagem de decidir em casa.

A nova dinâmica da repescagem para a Copa do Mundo promete acirrar ainda mais a disputa por uma vaga no torneio. Nesse cenário, surgem diversas opções de apostas esportivas para quem deseja acompanhar e palpitar nos confrontos decisivos. Aposta é assunto para adultos.

Regulamento da Copa do Mundo 2026

Apesar da expansão de 32 para 48 seleções, a Copa do Mundo de 2026 contará apenas com mudanças pontuais, mas que impactam diretamente o caminho até o mata-mata.

A primeira fase seguirá bastante familiar, mantendo quatro equipes por chave, mas agora serão 12 grupos. Os dois melhores de cada chave avançam, mas aí vem a primeira grande mudança.

Além dos primeiros e segundos colocados, os oito melhores terceiros colocados também avançam. Isso significa que o mata-mata contará com 32 seleções, inaugurando uma nova etapa logo após os grupos, a fase de dezesseis-avos de final, que não existia no formato anterior.

A partir daí, o Mundial volta ao velho roteiro de jogo único até a decisão, que será no dia 19 de julho. Com as mudanças, a Copa do Mundo contará com 40 jogos a mais, totalizando 104.

Agenda de jogos do Brasil

O Brasil foi sorteado no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A agenda de jogos da Seleção Brasileira ficou da seguinte forma:

  • 1ª rodada – 13 de junho (sábado) – Brasil x Marrocos – Nova York/Nova Jersey (MetLife Stadium)
  • 2ª rodada – 19 de junho (sexta-feira) – Brasil x Haiti – Filadélfia (Lincoln Financial Field)
  • 3ª rodada – 24 de junho (quarta-feira) – Escócia x Brasil – Miami (Hard Rock Stadium)

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.