Turismo

Ilha da Boa Viagem faz parte do novo roteiro cultural em Niterói: descubra as atrações!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3



  • Localizada a poucos metros da belíssima praia de Icaraí, a Ilha da Boa Viagem é um marco histórico da cidade de Niterói. As primeiras construções do local datam de 1650, motivo pelo qual seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.

    Após um processo de restauro recente, a ilha reabriu para visitas em 2025 sem a necessidade de agendamento prévio. Conheça mais sobre a história desse ícone niteroiense e saiba o que ver por lá.

    Ilha é joia no horizonte de Niterói

    A Baía de Guanabara é a porta de entrada e saída marítima do Rio de Janeiro há séculos. No final do século 17, em uma pequena ilha de Niterói foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, tornando o local um ponto de peregrinação de marinheiros que pediam por proteção para as suas viagens.

    Siga

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Ilha da Boa Viagem Niterói (@ilhadaboaviagemniteroi)

    Durante a invasão francesa de 1711, a igreja foi destruída e uma nova foi construída em seu lugar, em 1780. No mesmo período, edifícios militares também foram erguidos ali, a fim de reforçar as defesas da então capital do país.

    Na década de 1940, sob o mesmo propósito, o casarão conhecido como “castelo” também foi erguido no local. A vista privilegiada e estratégica se soma ao Forte de Gragoatá e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, visíveis de lá.

    A importância histórica dessas construções levaram a um tombamento pelo Iphan, reforçado por uma recente restauração promovida pela prefeitura de Niterói, com investimentos de aproximadamente R$ 5,5 milhões.

    Passeio histórico e paisagem exuberante

    No filme Minha Mãe é Uma Peça 2, um dos sucessos de bilheteria do comediante Paulo Gustavo, os personagens da família conversam diante da Ilha da Boa Viagem. O cenário aparece como uma forma de homenagem à cidade natal do artista falecido em 2021.

    Com a conclusão de um ano e meio de reformas no local em 2023, o equipamento turístico foi entregue completamente restaurado. Devolvendo a homenagem, a cidade integrou a Ilha ao Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo – uma rota que inicia na Praça do Rádio Amador, passando pelo calçadão da praia de Icaraí e o renomado Museu de Arte Contemporânea, conhecido pela arquitetura projetada por Oscar Niemeyer.

    Depois desse trajeto, o visitante é presenteado com o passeio por um pedacinho da história do Brasil diante da beleza da Baía de Guanabara.

    Em 2025, a Ilha da Boa Viagem reabriu para visitas sem a necessidade de agendamento. A entrada para a ilhota e sua capela histórica são gratuitas e estão disponíveis de terça a domingo, das 10h às 17h.

    As visitas guiadas também são gratuitas (10h, 11h30, 13h e 15h). Interessados devem comparecer ao Centro de Atendimento ao Turista, que fica ao lado da ponte da ilha, 10 minutos antes do horário programado.

    TAGS:

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.