O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta terça-feira (13), com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, sobre os próximos passos do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, ambos demonstraram satisfação com a aprovação do tratado, cuja assinatura está prevista para o dia 17, no Paraguai.
As negociações do acordo foram concluídas após cerca de 25 anos de debates. Apesar do avanço, o texto ainda precisará passar pelo processo de internalização nos países que integram os dois blocos antes de produzir efeitos práticos.
Durante a conversa, Montenegro elogiou o empenho do presidente brasileiro para viabilizar a conclusão do acordo. Os dois líderes também ressaltaram a importância de uma implementação célere, para que as novas regras entrem em vigor o quanto antes.
Em nota oficial, a Presidência da República destacou que a decisão conjunta representa um sinal relevante em defesa do multilateralismo e do livre comércio, com peso político e estratégico no cenário internacional atual. Segundo o governo brasileiro, Brasil e Portugal se comprometeram a atuar de forma coordenada para garantir resultados concretos à população.
Lula e Montenegro ainda trocaram avaliações sobre a situação da Venezuela e apontaram a necessidade de evitar qualquer cenário de instabilidade na América do Sul.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






