Turismo

Maior assento de classe executiva do mundo lançado por companhia aérea japonesa

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3



  • Viajar na classe executiva da All Nippon Airways (ANA) vai ganhar um novo significado em 2026. A companhia japonesa anunciou uma ampla reformulação da cabine internacional de sua frota Boeing 787-9, com destaque para o lançamento da The Room FX, uma nova suíte de classe executiva que eleva o padrão de conforto com assentos enormes — até então, os maiores do mundo nessa categoria.

    A novidade é uma evolução direta do The Room, lançado em 2019 nos Boeing 777-300ER da ANA, reconhecido pelo espaço generoso e pela sensação de privacidade. Agora, a experiência chega às aeronaves de médio porte, mantendo o conforto e aumentando de tamanho.

    ANA The Room FX
    Disposição em 1-2-1 faz alguns assentos ficarem “de costas” para o bico do avião (All Nippon Airways/Divulgação)

    Uma sala particular nas alturas

    Desenvolvida em parceria com a Safran Seats e o estúdio britânico Acumen, a The Room FX nasce com o conceito de criar uma Future Experience, repensando como o passageiro vivencia a classe executiva. O resultado é um assento híbrido, que em vez de simplesmente inclinar para trás, desliza suavemente até ficar totalmente na horizontal.

    Ou seja, o encosto permite diferentes formas de uso — seja sentado, em modo lounge, ou totalmente deitado. Os apoios de perna ajustáveis completam a sensação de estar em uma pequena sala particular.

    A cama é totalmente plana e impressiona pelas dimensões: até 1,94 metro de comprimento e 1,05 metro de largura, medidas que superam a maioria dos assentos executivos em aeronaves desse porte.

    Cada Boeing 787-9 contará com 48 suítes de classe executiva, distribuídas em 12 fileiras na configuração 1-2-1, garantindo acesso direto ao corredor para todos os passageiros. Os assentos alternam entre orientação para frente e para trás — ou seja, alguns passageiros ficarão “de costa” para o bico do avião.

    Todas as suítes terão portas de privacidade em altura total, reforçando a sensação de privacidade.

    ANA The Room FX
    Passageiro pode escolher entre o modo sentado, lounge ou deitado (All Nippon Airways/Divulgação)

    O salto de conforto vem acompanhado de tecnologia. Entre os destaques estão a nova tela de entretenimento, 1,4 vez maior do que a atual nos 787-9 de longa distância, conectividade Bluetooth para uso de fones sem fio, carregamento por indução, entrada USB-C e um console lateral amplo, com espaço de sobra para objetos pessoais.

    A chegada da The Room FX faz parte de uma reconfiguração completa da cabine do 787-9. O total de assentos da aeronave será reduzido de 215 para 206. Além das 48 suítes de classe executiva, a aeronave terá 21 assentos na premium economy e 137 na classe econômica, ambas também redesenhadas.

    A primeira unidade de Boeing 787-9 equipada com a nova cabine deve ser entregue à ANA em agosto de 2026. Até o fim deste ano, ao menos três aeronaves já devem operar com o novo interior.

     

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.