Foi aprovada pela Anvisa, nesta segunda-feira (12), a indicação de uma nova medicação injetável que evita a contaminação pelo HIV. A injeção deverá ser aplicada a cada seis meses e amplia as possibilidades de proteção contra o vírus causador da AIDS.
Conforme a agência, após a aprovação, a medicação será destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg. O medicamento se chama Sunlenca, um antirretroviral composto por lenacapavir, um fármaco de primeira classe que atua inibindo múltiplos estágios da função do HIV-1.
Além da forma injetável, a medicação também será disponibilizada em formato de comprimido oral, utilizado no início do tratamento. Apesar do registro concedido pela Anvisa, a agência não divulgou quando o medicamento será disponibilizado no SUS (Sistema Único de Saúde).
A oferta no SUS ainda será avaliada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e pelo Ministério da Saúde. O medicamento também depende da definição do preço máximo pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).
O medicamento passará a ser utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP), que atualmente é realizada por meio do uso diário de comprimidos.
A PrEP
A PrEP é a combinação dos fármacos tenofovir + emtricitabina, que bloqueiam algumas das formas que o HIV utiliza para infectar o organismo. Um comprimido por dia já é suficiente para proteger a pessoa da contaminação.
Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.
PrEP diária: consiste na tomada diária dos comprimidos, de forma contínua, sendo indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV.
PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando houver uma possível exposição de risco ao HIV. Deve ser utilizada com a ingestão de dois comprimidos entre 2 e 24 horas antes da relação sexual, mais um comprimido 24 horas após a dose inicial e outro comprimido 24 horas após a segunda dose. A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que mantêm relações sexuais com frequência menor do que duas vezes por semana e que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer.
Pessoas interessadas em iniciar o uso da PrEP em Campo Grande devem procurar o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Tanto as consultas e os testes periódicos do tratamento preventivo quanto a medicação são gratuitos. O CTA fica localizado na Rua Anhanduí, nº 353, na Vila Carvalho.
Fonte: primeirapagina






