Eventos

Cordão Valu comemorará 20 anos no Carnaval 2026 em Campo Grande: confira!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

O Cordão da Valu completará 20 anos em 2026 e esse será o tema do mais tradicional bloco de Carnaval de Campo Grande. As celebrações das duas décadas do bloco acontecerá em suas apresentações, no dia 14 de fevereiro e dia 17 de fevereiro, dia de Carnaval, na Esplanada Ferroviária.

O Cordão da Valu é democrático, familiar e inclusivo. Nele, desfilam famílias inteiras, dos avós aos netos. A criançada cai na folia, que também tem espaço para pessoas com deficiência. Tudo, em um ambiente cercado de segurança. Nesses vinte anos, o Cordão Valu reuniu muitas histórias, envolvendo personagens, sonhos e samba no pé.

“Esses 20 anos que a gente vem percorrendo com o carnaval de rua, que a gente nasceu lá pequenininho, com os amigos, a gente foi construindo, ao longo dessas duas décadas, uma nova configuração de carnaval para Campo Grande, e também uma nova relação com o espaço público, com uma própria identidade cultural da cidade, que é, como a gente sempre fala, um carnaval campo-grandense, diferente do que acontece no interior do estado. O Cordão Valu, antes de tudo, é um ato de cultura, um ato de resistência, de pertencimento”, disse Silvana Valu, fundadora e líder do Cordão Valu.

História

Fundado no dia 2 de dezembro de 2006, Dia Nacional do Samba, pela professora de História, Silvana Valu e seu marido, Jefferson Contar, a partir do Bar da Valu, frequentado por intelectuais e artistas, que se tornariam co-fundadores do bloco, nascia o Cordão Valu, com o objetivo de resgatar a essência do carnaval de rua em Campo Grande e criar um espaço de celebração da cultura brasileira.

O desfile inaugural do bloco, aconteceu no Carnaval de 2007, puxado por uma pequena banda, e que reuniu cerca de 100 foliões, pelas ruas da Esplanada, palco oficial do Cordão, nessas duas décadas do grupo.

Durante essa trajetória, o Cordão Valu só cresceu, em tamanho e em importância cultural na cidade. Já há alguns anos, o grupo arrasta milhares de pessoas em suas performances, e se consolida como o mais importante bloco do Carnaval de rua de Campo Grande. E virou referência na cultura popular da Capital. Por isso, tornou-se uma espécie de influencer cultural, porque, como pioneiro dos blocos independentes, que surgiram depois, sob a inspiração do Valu, este, influenciou também outros movimentos culturais, como o Sarau de Segunda e o Sarobá.

Em sua luta por valorizar a Folia popular, a força do Cordão Valu, fez com que as autoridades do município e do Estado, antes avessas ao Carnaval de rua, passassem a enxergar a importância desse movimento, não só como um relevante evento da cultura popular, mas que também faz girar a economia, com a geração de emprego e renda. E, então, passaram a garantir infraestrutura para a Folia de rua.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.