Turismo

Descubra 10 praias secretas no Nordeste que são imperdíveis

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3



  • Não tem muita discussão: as praias mais desejadas do Brasil encontram-se no Nordeste. Na alta temporada, quando as areias e resorts são mais disputados, os cenários paradisíacos podem deixar a desejar no quesito tranquilidade.

    Por isso, se você quer explorar as belezas naturais e não abre mão de relaxar, aqui estão 10 praias, ao que tudo indica, menos lotadas para você curtir nas férias.

    1. Praia de Maracajaú (RN)

    Parrachos de Maracajaú
    Mergulho nos Parrachos de Maracajaú (Rio Grande do Norte/Divulgação)

    Localizada a pouco mais de 50 km de distância de Natal, Maracajaú tem o apelido de “Caribe Brasileiro”. E não é para menos: o lugar entrega surra de beleza. As águas clarinhas deixam bem visíveis as diversas barreiras de recifes de corais, os chamados “parrachos”, a 7 km da costa.

    As piscinas naturais completam o clima tranquilo por ali, perfeito para relaxar. Mas se você estiver em busca de mais atividades, é possível fazer passeios de buggy pelas dunas nas proximidades, passeios de barco no mar aberto e mergulhos de snorkeling.

    Siga

    2. Barra de Camaratuba (PB)

    Barra de Camaratuba 2 – divulgação
    Barra de Camaratuba: sossego no extremo norte do litoral paraibano (MTur/Divulgação/Divulgação)

    Situada no município de Mataraca, a 110 km de João Pessoa, a Barra de Camaratuba é a última praia do norte da Paraíba, bem na divisa com o Rio Grande do Norte.

    Por lá, a vegetação de Mata Atlântica forma um cenário de natureza quase intocada, com áreas de dunas, lagoas e manguezais. Tal como em outros destinos, os passeios de buggy também são a opção para momentos de aventura, além da prática do kitesurfe.

    Para relaxar apreciando a paisagem, a Boca da Barra é indispensável durante o passeio. Ali, as águas do Rio Camaratuba encontram o mar, formando um cenário daqueles.

    3. Praia da Tabatinga (PB)

    praia-tabatinga-conde-pb
    Praia da Tabatinga, em Conde, na Paraíba (Cacio Murilo/MTur/Flickr)

    A cidade de Conde, a apenas 25 km de João Pessoa, tem várias opções de praias belíssimas. A praia da Tabatinga se destaca pelas suas águas quentinhas e a oferta de artesanato local. A larga faixa de areia com falésias e coqueiros forma um visual deslumbrante para uma boa caminhada apreciando a paisagem.

    Nas proximidades, a praia do Coqueirinho é uma boa opção para passeios em família, enquanto a praia de Tambaba atrai os praticantes de naturismo.

    4. Praia dos Carneiros (PE)

    Praia dos Carneiros, Pernambuco
    Praia dos Carneiros, Pernambuco (Vanessa Lima/Wikimedia Commons)

    O município de Tamandaré, a 100 km de Recife, mistura história e natureza. A cidade abriga o Forte Tamandaré ou Forte Santo Inácio de Loyola, uma construção datada do século 17. Mais que um passeio cultural, no Forte é possível apreciar a imensidão do mar e os coqueiros que formam essa bela paisagem. Já na faixa de areia, a Praia de Carneiros se destaca pelo clima relaxante e a água morna.

    5. Porto de Pedras (AL)

    porto-de-pedras-al
    Praia de Tatuamanha, em Porto de Pedras, Alagoas (Otávio Nogueira/Wikimedia Commons)

    A cidade de Porto de Pedras é outro local marcado pelos acontecimentos históricos do Nordeste, com construções desde o tempo colonial. No alto de um mirante natural, o Farol de Porto de Pedras mostra a importância do local para a navegação, tendo sido instalado por ali em 1933. Nessa região, é possível avistar toda a orla da praia e a beleza do mar em tons de azul da Rota Ecológica dos Milagres. Descendo até a faixa de areia, a água morna e o mar tranquilo são o match perfeito para um dia relaxante.

    6. Praia do Patacho (AL)

    Praia Patacho, São Miguel dos Milagres, Alagoas
    Olha o que te espera na Praia do Patacho, em Alagoas (Luis Morais/Dedoc Abril)

    Pertinho de Porto de Pedras, a Praia do Patacho é outra joia no litoral alagoano, sendo uma ótima alternativa para quem quer escapar da badalação de outros destinos mais famosos, como Maragogi. O local é super fotogênico e também tem águas calminhas. Na maré baixa, as piscinas naturais são ótimas para relaxar com tranquilidade.

    7. Praia do Saco (SE)

    praia-do-saco-se
    Praia do Saco (Jailson Rodrigo Pacheco/Wikimedia Commons)

    Na divisa com a Bahia, a Praia do Saco é outro destino desenhado pela natureza praticamente intocada. A vegetação ao redor da praia garante um clima fresquinho diante das altas temperaturas. As águas calmas em tons esverdeados permitem passeios de barco e mergulhos, bem como a prática de esportes aquáticos. Um dos passeios mais conhecidos por ali leva até a Ilha da Sogra, um banco de areia cercado por piscinas naturais.

    8. Praia do Corumbau (BA)

    corumbau-bahia-parque
    Corumbau, na Bahia, é parte do Patrimônio da Costa do Descobrimento (Ribron/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

    Situada no município de Prado, a Praia do Corumbau faz parte da Costa das Baleias, uma rota de refúgio marinho onde é possível avistar os animais que passam por ali. Na Ponta de Corumbau se encontra alguma infraestrutura de bares e restaurantes, enquanto o restante da praia costuma ser deserto.

    O mar de água cristalina rodeada por manguezais dita o ritmo de sossego e relaxamento do lugar. Outros destinos interessantes nas proximidades são Cumuruxatiba e a praia de Caraíva, de onde saem passeios de buggy, barcos e lanchas.

    9. Itacaré (BA)

    A lindeza de Itacaré é (quase) imune às tempestades
    A lindeza de Itacaré é (quase) imune às tempestades (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

    Seguindo no litoral sul da Bahia, Itacaré é o destino ideal para ficar completamente em contato com a natureza e deixar o celular no modo avião. Pequenas trilhas ladeadas por vegetação de Mata Atlântica levam até belíssimas praias que parecem ter saído de uma pintura.

    Um dos destaques é a Prainha, com pouca estrutura de bares e restaurantes, preferida pelos surfistas em busca do mar agitado e do isolamento.

    10. Taipu de Fora (BA)

    Para conhecer o que a Praia Taipu de Fora tem de melhor é preciso alugar um snorkel e nadar na piscina natural que se forma
    Máscara e snorkel são itens de primeira necessidade para quem visita Taipu de Fora (Divulgação/Divulgação)

    Na península de Maraú, no sul da Bahia, a praia de Taipu de Fora se destaca pela formação de piscinas naturais durante a maré baixa. Sob a sombra de coqueiros, a bela faixa de areia clarinha é ótima para caminhadas e para passar o dia tomando um banho de sol. Nas águas calmas e cristalinas, o clima de sossego predomina, ótimo para passar uma tarde “de molho”.

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.