As atrações integram o primeiro evento da “Rota Cultural Cuiabá”, projeto itinerante do Instituto Realize, com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e emenda parlamentar, que leva música, cultura e lazer às comunidades periféricas da capital. A estreia do projeto vai ser no Complexo Multiuso do bairro Jardim Passaredo, a partir das 18h. A programação é gratuita e voltada para a valorização da cultura local.
A Rota Cultural Cuiabá nasce como um movimento de ocupação cultural ao transformar praças públicas em espaços de celebração e pertencimento. No Jardim Passaredo, a edição de lançamento conta com a participação especial dos jovens do projeto “Jovens em Ação”, iniciativa que promove atividades esportivas e culturais ao longo do ano para a juventude da região.
Presidente do Instituto Realize, Marcelo Carvalho destaca a importância da ação para o fortalecimento das comunidades periféricas. “A Rota Cultural é a celebração do pertencimento. Estamos aqui para iluminar a cultura que já existe nos bairros, trazendo uma grande estrutura de som e luz, não para trazer algo de fora, mas para mostrar o que nossa juventude tem de melhor. Queremos que as famílias ocupem a praça com orgulho e alegria”, afirma.
Após o Jardim Passaredo, a Rota Cultural Cuiabá segue para outros bairros em 2026. As próximas edições estão previstas para os seguintes locais: Três Barras (23.01); São João Del Rei (6.2), Pedra 90 (27.2); Sol Nascente (13.3); e Residencial Itapajé (27.3).
O projeto é uma realização do Instituto Realize, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com apoio cultural do Criar e do Instituto Religare.
Fonte: leiagora






