No dia 18 de dezembro, às 14h, Cuiabá passará a contar com o primeiro hospital totalmente pediátrico da capital. Nesta semana, a Prefeitura realizou a vistoria técnica final no Centro Médico Infantil (CMI) Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes, etapa que antecede a abertura oficial da unidade para atendimento ao público.
A inspeção marcou o encerramento da fase de implantação do hospital, localizado em área anexa ao antigo Pronto-Socorro Municipal, na Avenida General Valle. O espaço recebeu investimento de R$ 11,8 milhões e teve as obras retomadas no início de 2025, após anos de paralisação. A conclusão do projeto é apontada pela gestão municipal como parte do processo de reorganização da rede pública de saúde.
Durante a vistoria, o prefeito Abilio Brunini, acompanhado de secretários e da equipe técnica responsável pela unidade, destacou que o hospital entra em funcionamento após ajustes finais na estrutura física, definição dos fluxos assistenciais e preparação das equipes que atuarão de forma permanente no local.
Leia também – Chuva testa estrutura de novo Centro Médico Infantil de Cuiabá e revela infiltrações
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, avaliou que a abertura do CMI representa um reforço importante para a assistência infantil, ao concentrar atendimentos pediátricos especializados e aliviar a demanda sobre o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e outras unidades de urgência e emergência.
O novo centro médico foi planejado exclusivamente para o público infantil e conta com salas de classificação de risco, áreas de observação separadas por gravidade, sala de isolamento, espaços para medicação, procedimentos, curativos, coleta de exames, farmácia, serviço social e Núcleo Interno de Regulação. A estrutura também inclui setores administrativos e áreas técnicas de apoio.
Leia também – Criança que morreu após falha em atendimento dá nome a nova unidade de saúde de Cuiabá
Um dos diferenciais da unidade é o atendimento odontológico em regime de plantão 24 horas, com serviços de urgência e consultas agendadas. O consultório odontológico realizará desde procedimentos clínicos e cirúrgicos até o acompanhamento de crianças com necessidades especiais.
Além da estrutura assistencial, o hospital foi concebido com ambientação lúdica, pensada para tornar o atendimento mais humanizado e reduzir o impacto da hospitalização para crianças e familiares.
Fonte: primeirapagina






