Eventos

Artista plástico transforma lixo em arte em exposição inovadora

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

O artista plástico Osmar Sanches abriu a exposição “Aproveitando o lixo em artes em evidência”, no Saguão da Secretaria Municipal de Cultura, na Av. Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá.

Com uma trajetória de 40 anos de trabalho, 167 exposições realizadas em vários estados brasileiros e também no exterior, como Portugal, Espanha, Oriente Médio, Itália e Estados Unidos, agora, pela primeira vez, ele expõe em Cuiabá. 

Suas obras são compostas de restos de madeira, pedras, cabaça, vidros, cerno (madeira que vem rodando pelo rio). Com Osmar tudo ganha cor e se transforma em peças únicas dando asas à imaginação.

Osmar considera ser um privilégio possuir essa visão diferenciada sobre as coisas. 

A vida do artista

Sua história também contabiliza trabalho no serviço público. Natural de Ponta Porã (MS), viveu décadas em Ji-Paraná (RO), onde foi diretor da Fundação Cultural de Ji-Paraná e diretor da Casa do Artesão, sagrando-se fundador e presidente da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da cidade. 

Na época, exprimiu sua arte pintando muros de escolas e colorindo diversos espaços. Atuou também, por muito tempo, na Central Mãos de Minas, uma organização não governamental que apoia o crescimento do artesanato em Minas Gerais.

Também foi destaque na Primeira Mostra Cultural, Ciência e Tecnologia, tendo recebido o troféu de primeiro lugar com pintura em tela, na Granja do Torto. É reconhecido por diversos artistas e cantores nacionais, entre eles o cantor Daniel.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.